Nesta quinta-feira (10), O Mercado Central de Macapá foi palco para um encontro entre arte, cultura e reflexão. Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) realizaram a exposição fotográfica “Turismo e Identidade“, fruto de um projeto da disciplina de Fotojornalismo, com apoio da Prefeitura de Macapá.
A mostra reuniu imagens que retratam desde as belezas naturais da cidade até manifestações culturais como o Círio de Nazaré e o aniversário da capital, traduzindo em cliques a diversidade e riqueza cultural que fazem de Macapá um destino singular.
Mais do que um exercício acadêmico, a exposição convida o público a refletir sobre como o turismo se entrelaça à identidade local, sendo não apenas uma atividade econômica, mas uma ferramenta de valorização e preservação das tradições. A fotografia, nesse contexto, surge como linguagem poderosa de comunicação e registro histórico.


“Foi muito gratificante expor nossas fotografias neste espaço que é o Mercado Central, um local de cultura. Pudemos nos conectar mais com os aspectos culturais da nossa cidade. Foi uma experiência que eu espero que se repita mais vezes”, compartilhou Italo Gustavo, 19 anos, um dos acadêmicos participantes.


Aberta ao público, a exposição teve como proposta alcançar turistas, frequentadores do Mercado, estudantes e amantes da arte e do jornalismo, promovendo um espaço de diálogo sobre identidade, pertencimento e a força das narrativas visuais.
Por Merlin Pires – Instituto Municipal de Turismo