O Governo do Estado lança nesta quinta-feira, 9, o “Qualifica Amapá”, ação que integra o Plano de Governo para geração de emprego e renda, com capacitação profissional para beneficiar 1,5 mil pessoas. A iniciativa vai fornecer 91 cursos de com objetivo de facilitar o acesso e permanência no mercado de trabalho, além de estimular o empreendedorismo amapaense.
O projeto conta com investimentos de mais de R$ 2,4 milhões, frutos de emendas parlamentares, mais contrapartida do Tesouro Estadual. A coordenação é da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
“Os cursos foram escolhidos com base em levantamentos realizados pelo Sistema Nacional de Emprego no Amapá (Sine) e pela Central do Trabalhador Autônomo (CTA), e da necessidade em ofertar uma mão de obra qualificada de acordo com a demanda do mercado amapaense. Desta forma, vamos gerar mais chances de empregabilidade, além de estimular e fomentar o empreendedorismo”, ressaltou o secretário adjunto de Gestão da Sete, Pedro Filé.
Durante o último ano, foram desenvolvidas ações como Trilha do Empreendedorismo e Circuito de Empregabilidade, que também integram o novo projeto.
Serão atendidos trabalhadores e trabalhadoras autônomos, informais e potenciais empreendedores nos habitacionais da capital e estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O Qualifica Amapá também irá atender os municípios de Mazagão, Santana, Oiapoque, Ferreira Gomes, Macapá e seus distritos, Pedreira e Pacuí.