Prefeitura presta acolhimento às famílias vítimas de incêndio no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá
Aproximadamente 40 pessoas tiveram suas casas destruídas pelo fogo. As famílias realizaram o cadastro ainda no local do sinistro para a concessão de benefícios eventuais
Nesta terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) continua acompanhando as vítimas do incêndio que ocorreu na noite deste domingo (11). O sinistro atingiu 12 residências, sendo sete com perda total e cinco parcialmente, em uma área de ressaca, na rua Dirceu Cordeiro Dias, Zona Norte de Macapá.
O número exato de pessoas atingidas é 41, entre crianças, adultos e idosos. Três pessoas ficaram feridas e um idoso chamado Benedito Dias, de 89 anos, morreu no local. Foi oferecido à família o auxílio funeral.
Durante toda a manhã, foram entregues pacotes de água mineral, cestas básicas de alimentos, auxílio gás, atendimentos de Cadastro Único, orientações, encaminhamento e almoço. Até o momento, 12 famílias foram direcionadas para o Aluguel Social.
A equipe do Departamento de Proteção Básica e a Defesa Civil do município estão no local desde os primeiros atendimentos. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (SEMZU) está fazendo a limpeza do local, enquanto a Secretária Municipal de Saúde (SEMSA) realiza primeiros socorros, consultas psicológicas, verificação de pressão arterial e entrega de medicamentos.
“Estamos com uma equipe que atua diretamente com calamidades. Nossos atendimentos serão contínuos e estarão disponíveis às famílias o tempo que precisarem, dessa forma contribuímos a fim de amenizar o sofrimento dessas pessoas”. Afirma a gestora da pasta, Mayla Carvalho.
Gabriela Ferreira Carvalho, de 26 anos, é neta de seu Benedito e morava há 10 anos no local. A dona de casa informou que morava com outras 18 pessoas da mesma família.
“Minha casa pegou fogo, morava eu, meu filho e muitas outras pessoas e perdemos tudo. Nesse momento, toda ajuda é bem-vinda, esses benefícios irão nos ajudar e muito, estamos sem força física e mental para lidarmos com toda essa situação”.
Ismael Santos, Guarda da Defesa Civil, detalha como foi desenvolvido o trabalho do órgão.
“O incêndio ocorreu por volta das 21 horas e 40 minutos de ontem, e foi constatado in loco durante a ocorrência que havia inúmeras residências tomadas pelo fogo. A situação foi contornada instantaneamente pelo Corpo de Bombeiro e após esse trabalho tivemos a comprovação do óbito, juntamente com o quantitativo de residências atingidas”.
Campanha de doação: Para quem quiser ajudar, os pontos de arrecadação estão divididos entre o prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizado na rua Odilardo Silva, nº 1944, Centro, esquina com a Av. Padre Júlio, e no local do sinistro, na rua Dirceu Cordeiro Dias, no bairro São Lázaro, próximo ao Atacadão Maracá.