Lar Amapa Prefeitura presta acolhimento às famílias vítimas de incêndio no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá

Prefeitura presta acolhimento às famílias vítimas de incêndio no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá

Aproximadamente 40 pessoas tiveram suas casas destruídas pelo fogo. As famílias realizaram o cadastro ainda no local do sinistro para a concessão de benefícios eventuais

por admin
0 comentário

Prefeitura presta acolhimento às famílias vítimas de incêndio no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá

Aproximadamente 40 pessoas tiveram suas casas destruídas pelo fogo. As famílias realizaram o cadastro ainda no local do sinistro para a concessão de benefícios eventuais

Nesta terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) continua acompanhando as vítimas do incêndio que ocorreu na noite deste domingo (11). O sinistro atingiu 12 residências, sendo sete com perda total e cinco parcialmente, em uma área de ressaca, na rua Dirceu Cordeiro Dias, Zona Norte de Macapá.

O número exato de pessoas atingidas é 41, entre crianças, adultos e idosos. Três pessoas ficaram feridas e um idoso chamado Benedito Dias, de 89 anos, morreu no local. Foi oferecido à família o auxílio funeral.

Durante toda a manhã, foram entregues pacotes de água mineral, cestas básicas de alimentos, auxílio gás, atendimentos de Cadastro Único, orientações, encaminhamento e almoço. Até o momento, 12 famílias foram direcionadas para o Aluguel Social.

A equipe do Departamento de Proteção Básica e a Defesa Civil do município estão no local desde os primeiros atendimentos. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (SEMZU) está fazendo a limpeza do local, enquanto a Secretária Municipal de Saúde (SEMSA) realiza primeiros socorros, consultas psicológicas, verificação de pressão arterial e entrega de medicamentos.

“Estamos com uma equipe que atua diretamente com calamidades. Nossos atendimentos serão contínuos e estarão disponíveis às famílias o tempo que precisarem, dessa forma contribuímos a fim de amenizar o sofrimento dessas pessoas”. Afirma a gestora da pasta, Mayla Carvalho.

Gabriela Ferreira Carvalho, de 26 anos, é neta de seu Benedito e morava há 10 anos no local. A dona de casa informou que morava com outras 18 pessoas da mesma família.

“Minha casa pegou fogo, morava eu, meu filho e muitas outras pessoas e perdemos tudo. Nesse momento, toda ajuda é bem-vinda, esses benefícios irão nos ajudar e muito, estamos sem força física e mental para lidarmos com toda essa situação”.

Ismael Santos, Guarda da Defesa Civil, detalha como foi desenvolvido o trabalho do órgão.

“O incêndio ocorreu por volta das 21 horas e 40 minutos de ontem, e foi constatado in loco durante a ocorrência que havia inúmeras residências tomadas pelo fogo. A situação foi contornada instantaneamente pelo Corpo de Bombeiro e após esse trabalho tivemos a comprovação do óbito, juntamente com o quantitativo de residências atingidas”.

Campanha de doação: Para quem quiser ajudar, os pontos de arrecadação estão divididos entre o prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizado na rua Odilardo Silva, nº 1944, Centro, esquina com a Av. Padre Júlio, e no local do sinistro, na rua Dirceu Cordeiro Dias, no bairro São Lázaro, próximo ao Atacadão Maracá.

você pode gostar

Deixe um comentário