Concretagem das fundações do novo Hospital de Emergências de Macapá

O Governo do Amapá deu início, na segunda-feira, 22, aos serviços de concretagem das fundações do novo Hospital de Emergências, na Zona Sul de Macapá. As equipes já concluíram as etapas de terraplanagem, escavação e lançamento das ferragens em uma área de 15 mil metros quadrados.

Em ritmo acelerado, a obra está dividida em três frentes de trabalho, cada uma cumprindo etapas rigorosas da obra. No bloco A, as equipes seguem com a concretagem das fundações, com previsão de conclusão da etapa para 10 dias. Localizado na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerde, o terreno passou por uma preparação prévia, com remoção de vegetação, nivelamento do solo e a marcação exata dos pontos onde serão feitas as fundações.

Com dezenas de trabalhadores, a construção do novo maior centro de atendimento médico do Amapá é prioridade do Governo do Amapá. Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre, a obra é realizada de acordo com as especificações do projeto arquitetônico e estrutural, garantindo as dimensões e profundidades corretas para dar estabilidade e segurança à construção.

“Essa é uma obra muito aguardada pela população amapaense e, conforme determinação do Governador Clécio Luís, a saúde é uma prioridade nesta gestão. Nós estamos com toda a equipe redobrando os esforços para dar prosseguimento a essa obra histórica tão importante para o povo do Amapá”, ressaltou Covre.

Entre os trabalhadores que fazem parte do momento crucial está o encarregado de carpintaria, Assis Tavares, que está trabalhando há três meses nas obras do novo HE. Segundo o trabalhador a obra irá possibilitar um melhor atendimento à população amapaense.

“Esse local é um sonho que está se tornando realidade, é um espaço que irá mudar o atendimento público de saúde para quem mais precisa, é uma honra fazer parte desse momento histórico e tão aguardado pelo nosso povo”, celebrou o Tavares.

Novo HE de Macapá

Lançada em março pelo governador Clécio Luís, a obra conta com investimentos de R$ 129 milhões em recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual, e vai permitir a ampliação na capacidade de atendimento de urgências e emergências na rede pública do estado.

As obras iniciaram em março de 2024, após 50 anos de espera. Essa será a primeira ampliação pela qual o HE já passou. O novo espaço vai ocupar uma área de 15 mil metros quadrados, metade do total da Fortaleza de São José de Macapá e terá cinco andares, garantindo a ampliação dos atendimentos.

O novo prédio terá 212 leitos para pacientes, 160 leitos de enfermarias, seis salas de Centro Cirúrgico de Multiespecialidades, como ortopedia e cardiologia, Central de Diagnóstico por Imagem, salas de nutrição e serviços assistenciais de diálises. Além disso, o novo hospital terá ainda sete leitos para recuperação pós-anestésica (RPA), apoio técnico, área administrativa, farmácia, laboratório e heliponto.

A obra traz a geração de 300 empregos diretos, além de 1,5 mil postos de trabalho indiretos durante todo o período da construção. A iniciativa reafirma o compromisso do plano de Governo da atual gestão, que pontua a saúde pública como prioridade imediata, absoluta e inegociável.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá