Lar Amapa Concretagem das fundações do novo Hospital de Emergências de Macapá

Concretagem das fundações do novo Hospital de Emergências de Macapá

As equipes já concluíram as etapas de terraplanagem, escavação e lançamento das ferragens em uma área de 15 mil metros quadrados

por admin
0 comentário

O Governo do Amapá deu início, na segunda-feira, 22, aos serviços de concretagem das fundações do novo Hospital de Emergências, na Zona Sul de Macapá. As equipes já concluíram as etapas de terraplanagem, escavação e lançamento das ferragens em uma área de 15 mil metros quadrados.

Em ritmo acelerado, a obra está dividida em três frentes de trabalho, cada uma cumprindo etapas rigorosas da obra. No bloco A, as equipes seguem com a concretagem das fundações, com previsão de conclusão da etapa para 10 dias. Localizado na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerde, o terreno passou por uma preparação prévia, com remoção de vegetação, nivelamento do solo e a marcação exata dos pontos onde serão feitas as fundações.

Com dezenas de trabalhadores, a construção do novo maior centro de atendimento médico do Amapá é prioridade do Governo do Amapá. Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre, a obra é realizada de acordo com as especificações do projeto arquitetônico e estrutural, garantindo as dimensões e profundidades corretas para dar estabilidade e segurança à construção.

“Essa é uma obra muito aguardada pela população amapaense e, conforme determinação do Governador Clécio Luís, a saúde é uma prioridade nesta gestão. Nós estamos com toda a equipe redobrando os esforços para dar prosseguimento a essa obra histórica tão importante para o povo do Amapá”, ressaltou Covre.

Entre os trabalhadores que fazem parte do momento crucial está o encarregado de carpintaria, Assis Tavares, que está trabalhando há três meses nas obras do novo HE. Segundo o trabalhador a obra irá possibilitar um melhor atendimento à população amapaense.

“Esse local é um sonho que está se tornando realidade, é um espaço que irá mudar o atendimento público de saúde para quem mais precisa, é uma honra fazer parte desse momento histórico e tão aguardado pelo nosso povo”, celebrou o Tavares.

Novo HE de Macapá

Lançada em março pelo governador Clécio Luís, a obra conta com investimentos de R$ 129 milhões em recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual, e vai permitir a ampliação na capacidade de atendimento de urgências e emergências na rede pública do estado.

As obras iniciaram em março de 2024, após 50 anos de espera. Essa será a primeira ampliação pela qual o HE já passou. O novo espaço vai ocupar uma área de 15 mil metros quadrados, metade do total da Fortaleza de São José de Macapá e terá cinco andares, garantindo a ampliação dos atendimentos.

O novo prédio terá 212 leitos para pacientes, 160 leitos de enfermarias, seis salas de Centro Cirúrgico de Multiespecialidades, como ortopedia e cardiologia, Central de Diagnóstico por Imagem, salas de nutrição e serviços assistenciais de diálises. Além disso, o novo hospital terá ainda sete leitos para recuperação pós-anestésica (RPA), apoio técnico, área administrativa, farmácia, laboratório e heliponto.

A obra traz a geração de 300 empregos diretos, além de 1,5 mil postos de trabalho indiretos durante todo o período da construção. A iniciativa reafirma o compromisso do plano de Governo da atual gestão, que pontua a saúde pública como prioridade imediata, absoluta e inegociável.

você pode gostar

Deixe um comentário