Nesta segunda-feira (29), as participantes do grupo “Gestar e Amar”, atendidas no Centro de Especialidades Municipal Dr. Papaléo Paes, receberam a primeira oficina de terapia ocupacional. O grupo faz parte das políticas de assistência pré-natal de alto risco, e foi criado para suprir a necessidade de um espaço seguro para troca de experiências, acolhimento e assistência às gestantes.
Os serviços de assistência pré-natal de alto risco estão disponíveis para as gestantes encaminhadas através das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para a dona de casa, Elaine Cruz, o grupo “Gestar e Amar” oferece um grande suporte em sua segunda gestação. Ela conta que descobriu a gravidez de risco na UBS e foi direcionada para o Centro de Especialidades do Município.
“A partir do momento em que você faz o primeiro atendimento, a equipe se preocupa, te abraça e te acolhe, é por isso que eu gosto muito daqui”, conta.
As gestantes recebem a assistência da equipe multiprofissional do Ambulatório de Saúde da Mulher e da Criança, e o grupo “Gestar e Amar” é uma das diversas ferramentas ofertadas pela unidade para o apoio às gestantes, é o que explica Alana Dias, terapeuta ocupacional responsável pela atividade nesta segunda-feira.
“As atividades são pensadas para essa aproximação com a gestação, manutenção da saúde mental e criação de laços afetivos e efetivos entre o bebê e a mamãe”, enfatiza a terapeuta.
Conheça o passo a passo para obter o serviço de assistência ao pré-natal de alto risco:
1- Obter o atendimento médico em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) até no máximo a 12° semana de gestação.
2- Constatar a gravidez de risco.
3- Agendar o atendimento através do Serviço de Arquivo Médico e Estatística Especializada (SAME).
Após estes passos, a paciente é encaminhada para o Centro de Especialidades Municipal Dr. Papaléo Paes. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A unidade oferece contato para obter informações (96) 99186 8531 (whatsapp).