Lar Amapa EXCELÊNCIA 98,71% das pessoas atendidas no HU-Unifap estão satisfeitas com serviço

EXCELÊNCIA 98,71% das pessoas atendidas no HU-Unifap estão satisfeitas com serviço

Ouvidoria-Geral da Ebserh realizou pesquisa de satisfação com hospitais universitários federais de todo o Brasil e o da Unifap obteve resultado de excelência.

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Macapá (AP) – Segundo pesquisa de satisfação realizada pela Ouvidoria-Geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e conduzida localmente pelos ouvidores de cada hospital universitário, 98,71% dos pacientes atendidos no HU-Unifap ficaram satisfeitos com o atendimento recebido.

No total, 388 pessoas participaram da pesquisa, 324 usuários e 64 acompanhantes de usuários foram ouvidos. A pesquisa também revelou que maior parte das pessoas atendidas têm entre 30 e 60 anos de idade. Ainda é válido enfatizar que 244 dos indivíduos (62,89%) que utilizaram os serviços do HU-Unifap durante o levantamento são do sexo feminino. Ou seja, através dessa iniciativa também é possível conhecer o seu público majoritário.

Uma pesquisa de satisfação serve como parâmetro para avaliar serviço e possíveis adequações que possam ser feitas. O intuito principal é fornecer subsídios para que a gestão dos hospitais acompanhem a evolução da percepção dos usuários dos serviços prestados.

O ouvidor do HU-Unifap, Anderson Souza, salienta  que a pesquisa ajudará nos esforços de melhoria contínua da qualidade dos serviços como um todo: “Do ponto de vista do público interno essa divulgação implica em valorização do trabalho e empenhos das equipes de trabalho, servindo como incentivo para manutenção das avaliações positivas, mas serve também como alerta para que sejam tomadas medidas de melhoria nos quesitos onde os resultados não tenham sido tão satisfatórios”, pontua.

Os indicadores levantados são uma ferramenta útil na identificação de eventuais lacunas existentes e possibilita a promoção de ações assertivas pela gestão do hospital, o que subsidia mudanças concretas na realidade institucional.

A pesquisa de satisfação é importante por configurar um mecanismo pelo qual o usuário participa de forma mais ativa e participativa, consolidando a pesquisa como um espaço democrático de diálogo entre o usuário e a gestão hospitalar. Além disso, subsidia melhorias conforme resultados apresentados pelos cidadãos. Dessa maneira, a ouvidoria deverá se colocar à disposição para auxiliar nas ações e direcionamentos definidos pelos gestores, buscando avançar nas oportunidades encontradas com base nos resultados apontados.

Assim, a partir divulgação da pesquisa de satisfação, acredita-se que, no que tange o público externo do HU-Unifap, é propiciada uma participação social na gestão hospitalar, pois oportuniza o acompanhamento pelos usuários dos pontos que precisam de atenção, viabilizando maior assertividade na cobrança de ações por parte da gestão.

Sobre o HU-Unifap e a Rede Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) é um equipamento de média e alta complexidade integralmente dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece serviços para aproximadamente 750 mil habitantes de todo o estado amapaense, além de ilhas do arquipélago do Marajó, no Pará. Está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) do Ministério da Educação (MEC), uma empresa pública criada em 2011 que administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: oferecem serviços de saúde públicos e gratuitos ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

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