Lar Brasil Em UBSs de Macapá, salas de amamentação, prestam assistência às mães lactantes

Em UBSs de Macapá, salas de amamentação, prestam assistência às mães lactantes

Serviço faz parte do projeto Amamentar disponível em 5 Unidades Básicas de Saúde do município

por admin
0 comentário

A Prefeitura de Macapá implementou uma política de saúde para apoiar mães lactantes na cidade. São salas de amamentação em Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem apoio e assistência às mães que enfrentam dificuldades durante o processo de amamentação.

Com profissionais capacitados para orientá-las, as lactantes se sentem acolhidas e amparadas nesse momento delicado.

Até o momento, cinco Unidades de Saúde já dispõem de salas de apoio à amamentação. São elas: Lélio Silva, São Pedro, Leozildo, Coração e Maruanum. Somente no primeiro trimestre de 2024, mais de 200 mulheres já receberam o apoio necessário para superar os desafios na amamentação.

Ana Maria é uma das pacientes que recebe assistência na sala de amamentação. Ela é mãe de Allina Isabella, de dez dias. Ana destaca a importância das orientações recebidas. Ela conta que o suporte ajudou a superar as dificuldades do aleitamento.

“Essa assistência exclusiva que recebo quando venho à UBS tem me ajudado a superar meus medos e as dificuldades. Agora, graças ao apoio recebido, consigo amamentar minha filha com facilidade e esse momento se torna prazeroso e repleto de afeto para nós duas”, disse.

Segundo Larissa Moraes, diretora do Departamento de Ciclos de Vida, a iniciativa da prefeitura promove a saúde materna e infantil, além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o seu bebê.

“O leite materno é essencial para o crescimento saudável dos bebês, por ser um alimento completo, rico em nutrientes. Muitas mães enfrentam desafios durante o processo de amamentação, o que pode levá-las a não querer amamentar. Desta forma, as salas dão suporte às lactantes e garantem a saúde da criança desde os seus primeiros dias”, afirmou.

Projeto Amamentar 

O projeto Amamentar, implementado pela prefeitura, capacita os profissionais de saúde que acolhem as lactantes nas UBSs. Durante os treinamentos, são repassados conhecimentos sobre técnicas que promovem o aleitamento materno, assim como metodologias para garantir uma prática segura da amamentação no cotidiano da mãe.

As salas de amamentação, integradas a esse projeto, fornecem um ambiente acolhedor e equipado, onde as mães podem receber apoio individualizado e orientações necessárias.

você pode gostar

Deixe um comentário