Desde o início da gestão, o Governo do Amapá segue com melhorias nas estruturas hospitalares, de acordo com o Plano de Governo. Entre as intervenções, estão as obras do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá, realizadas com recursos do Tesouro Estadual e de emenda articulada pelo senador Randolfe Rodrigues. Os serviços começaram em novembro de 2023 e geram expectativas nos pacientes e servidores, como é o caso do enfermeiro obstétrico Ronaldo Sarges, que trabalha há 25 anos na unidade de saúde.
Após 70 anos, esta é a primeira grande reforma realizada na estrutura. Ronaldo conta que sonha com um ambiente mais estruturado para as mulheres amapaenses trazerem ao mundo novas vidas, além de um espaço multiuso e que atenda às necessidades que existem nos cuidados antes, durante e após o parto.
“O ambiente reformado gera mais conforto e melhor qualidade na assistência. Quero muito, antes de me aposentar, ver essas mudanças, entrar em um ambiente hospitalar bonito e acolhedor e, depois da reforma, poder dizer que, agora sim, o ambiente é adequado”, avalia Sarges.
Os espaços em reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia irão tornar o ambiente físico melhor, solucionando problemas estruturais e deixando o atendimento mais humanizado através da diversificação de serviços prestados. Os locais em obras são:
- Cartório de Registros e Declaração de Nascido Vivo, com recepção e sala de atendimentos
- Recepção da Triagem e Ambulatório de Neonatologia
- Recepção do Serviço de Apoio e Diagnóstico com Sala de Coleta do Teste do Pezinho
- Sala do Teste da Orelhinha e Olhinho/Coraçãozinho
- Banheiros
- Administração
Desde o início da nova gestão, o Governo do Estado tem realizado intervenções pontuais no Hospital da Mulher, com a reforma total do telhado e da unidade semi-intensiva, que possui 30 leitos, e a reforma da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Além da estrutura física, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiu na aquisição de equipamentos para a unidade, como a compra de 10 incubadoras novas e um aparelho moderno de raio-x.A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, afirma que uma estrutura de qualidade é essencial para todos que vivem a rotina do local, além da garantia de avanço no atendimento prestado à população.
“Nosso compromisso é levar uma saúde de qualidade para todos os amapaenses. Durante todo o ano de 2023, trabalhamos para captar recursos e meios de promover essas melhorias. São pequenos avanços que somados farão grande diferença na assistência prestada aos usuários do SUS”, pontua Silvana.
Reformas hospitalares
O fortalecimento estrutural da saúde pública é a prioridade da gestão. O governador Clécio Luís assinou, ainda em março, a ordem de serviço para a construção do novo Hospital de Emergência (HE) de Macapá, a maior obra da saúde pública do estado.
Após 50 anos sem obras, essa será a primeira ampliação pela qual o HE já passou. O novo espaço vai ocupar uma área de 15 mil metros quadrados, metade do total da Fortaleza de São José de Macapá. O novo prédio terá cinco andares, com 212 leitos, 6 salas, Centro Cirúrgico de multiespecialidades, Central de Diagnóstico por Imagem, serviços de diálises, apoio técnico, área administrativa e heliponto.