Lar Amapa Governo do Amapá segue com melhorias nas estruturas hospitalares, de acordo com o Plano de Governo. Entre as intervenções, estão as obras do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá

Governo do Amapá segue com melhorias nas estruturas hospitalares, de acordo com o Plano de Governo. Entre as intervenções, estão as obras do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá

Ronaldo Sarges atua há 25 anos na maior maternidade do estado, que, após 70 anos, passa pela primeira grande reforma.

por admin
0 comentário
Ronaldo Sarges sonha com as melhorias na maior maternidade do estado

Desde o início da gestão, o Governo do Amapá segue com melhorias nas estruturas hospitalares, de acordo com o Plano de Governo. Entre as intervenções, estão as obras do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá, realizadas com recursos do Tesouro Estadual e de emenda articulada pelo senador Randolfe Rodrigues. Os serviços começaram em novembro de 2023 e geram expectativas nos pacientes e servidores, como é o caso do enfermeiro obstétrico Ronaldo Sarges, que trabalha há 25 anos na unidade de saúde.

Após 70 anos, esta é a primeira grande reforma realizada na estrutura. Ronaldo conta que sonha com um ambiente mais estruturado para as mulheres amapaenses trazerem ao mundo novas vidas, além de um espaço multiuso e que atenda às necessidades que existem nos cuidados antes, durante e após o parto.

“O ambiente reformado gera mais conforto e melhor qualidade na assistência. Quero muito, antes de me aposentar, ver essas mudanças, entrar em um ambiente hospitalar bonito e acolhedor e, depois da reforma, poder dizer que, agora sim, o ambiente é adequado”, avalia Sarges.

Os espaços em reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia irão tornar o ambiente físico melhor, solucionando problemas estruturais e deixando o atendimento mais humanizado através da diversificação de serviços prestados. Os locais em obras são:

  • Cartório de Registros e Declaração de Nascido Vivo, com recepção e sala de atendimentos
  • Recepção da Triagem e Ambulatório de Neonatologia
  • Recepção do Serviço de Apoio e Diagnóstico com Sala de Coleta do Teste do Pezinho
  • Sala do Teste da Orelhinha e Olhinho/Coraçãozinho
  • Banheiros
  • Administração
    Desde o início da nova gestão, o Governo do Estado tem realizado intervenções pontuais no Hospital da Mulher, com a reforma total do telhado e da unidade semi-intensiva, que possui 30 leitos, e a reforma da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Além da estrutura física, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiu na aquisição de equipamentos para a unidade, como a compra de 10 incubadoras novas e um aparelho moderno de raio-x.

    A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, afirma que uma estrutura de qualidade é essencial para todos que vivem a rotina do local, além da garantia de avanço no atendimento prestado à população.

    “Nosso compromisso é levar uma saúde de qualidade para todos os amapaenses. Durante todo o ano de 2023, trabalhamos para captar recursos e meios de promover essas melhorias. São pequenos avanços que somados farão grande diferença na assistência prestada aos usuários do SUS”, pontua Silvana.

    Reformas hospitalares

    O fortalecimento estrutural da saúde pública é a prioridade da gestão. O governador Clécio Luís assinou, ainda em março, a ordem de serviço para a construção do novo Hospital de Emergência (HE) de Macapá, a maior obra da saúde pública do estado.

    Após 50 anos sem obras, essa será a primeira ampliação pela qual o HE já passou. O novo espaço vai ocupar uma área de 15 mil metros quadrados, metade do total da Fortaleza de São José de Macapá. O novo prédio terá cinco andares, com 212 leitos, 6 salas, Centro Cirúrgico de multiespecialidades, Central de Diagnóstico por Imagem, serviços de diálises, apoio técnico, área administrativa e heliponto.

você pode gostar

Deixe um comentário