Operação Black Friday do Procon no Amapá orienta 70 empresas durante período de promoções

 Foto: Nayana Magalhães/GEA
Operação do Procon-AP visa garantir o direito do consumidor durante a black friday

Com o objetivo de orientar lojistas de como trabalhar as promoções, especialmente durante a “black friday”, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) orientou 70 empresas, em Macapá e Santana, sobre normas a serem seguidas para garantir a boa relação de consumo com os amapaenses.

Entre os itens exigidos aos empreendimentos está a exposição de informações de maneira clara, correta e precisa dos produtos. A operação fez parte de um conjunto de ações realizadas pelo Procon-AP entre os dias 8 e 25 de novembro, período em que o comércio tem forte apelo de descontos promocionais em diversos produtos.

“Houve todo um planejamento estratégico do Procon com o objetivo de preparar as empresas para receber os consumidores assegurando os direitos básicos dos consumidores previstos no Código de Defesa Consumidores [CDC]”, explicou a chefe de Fiscalização do órgão, Lana Cristina.

O Procon-AP também promoveu palestras educativas com funcionários de shoppings e lojas. Foram 90 colaboradores alcançados entre os dias 13 e 17 de novembro, com orientações sobre direitos e deveres tanto das empresas, quanto dos consumidores. Os encontros aconteceram nos três shoppings da capital, e no Sebrae Santana, que contou com a presença de diferentes empresas de varejo.

Também houve ações voltadas aos consumidores, como a instalação de um serviço móvel itinerante que atendeu o público durante o período de Black Friday. Uma van esteve presente em diferentes pontos de Macapá e Santana trazendo orientações à população.

Confusão em loja de eletrodomésticos

Procon-AP autuou uma empresa do ramo de eletrodomésticos devido à falta de esclarecimentos sobre a promoção de “black friday” que terminou em tumulto, com 40 pessoas feridas, no Centro de Macapá, no dia 10 de novembro. O órgão havia determinado que o estabelecimento prestasse informações sobre o caso em 24h, o que não ocorreu.

Denúncias

Os consumidores que se sentirem afetados por algum estabelecimento podem procurar o Procon-AP para orientações legais. O órgão está localizado na Avenida Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias basta ligar para o número 151.

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