Lar Amapa Operação Black Friday do Procon no Amapá orienta 70 empresas durante período de promoções

Operação Black Friday do Procon no Amapá orienta 70 empresas durante período de promoções

Instituto fiscalizou a exposição de informações de maneira clara, correta e precisa dos produtos.

por admin
0 comentário
 Foto: Nayana Magalhães/GEA
Operação do Procon-AP visa garantir o direito do consumidor durante a black friday

Com o objetivo de orientar lojistas de como trabalhar as promoções, especialmente durante a “black friday”, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) orientou 70 empresas, em Macapá e Santana, sobre normas a serem seguidas para garantir a boa relação de consumo com os amapaenses.

Entre os itens exigidos aos empreendimentos está a exposição de informações de maneira clara, correta e precisa dos produtos. A operação fez parte de um conjunto de ações realizadas pelo Procon-AP entre os dias 8 e 25 de novembro, período em que o comércio tem forte apelo de descontos promocionais em diversos produtos.

“Houve todo um planejamento estratégico do Procon com o objetivo de preparar as empresas para receber os consumidores assegurando os direitos básicos dos consumidores previstos no Código de Defesa Consumidores [CDC]”, explicou a chefe de Fiscalização do órgão, Lana Cristina.

O Procon-AP também promoveu palestras educativas com funcionários de shoppings e lojas. Foram 90 colaboradores alcançados entre os dias 13 e 17 de novembro, com orientações sobre direitos e deveres tanto das empresas, quanto dos consumidores. Os encontros aconteceram nos três shoppings da capital, e no Sebrae Santana, que contou com a presença de diferentes empresas de varejo.

Também houve ações voltadas aos consumidores, como a instalação de um serviço móvel itinerante que atendeu o público durante o período de Black Friday. Uma van esteve presente em diferentes pontos de Macapá e Santana trazendo orientações à população.

Confusão em loja de eletrodomésticos

Procon-AP autuou uma empresa do ramo de eletrodomésticos devido à falta de esclarecimentos sobre a promoção de “black friday” que terminou em tumulto, com 40 pessoas feridas, no Centro de Macapá, no dia 10 de novembro. O órgão havia determinado que o estabelecimento prestasse informações sobre o caso em 24h, o que não ocorreu.

Denúncias

Os consumidores que se sentirem afetados por algum estabelecimento podem procurar o Procon-AP para orientações legais. O órgão está localizado na Avenida Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias basta ligar para o número 151.

você pode gostar

Deixe um comentário