A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) registrou o maior crescimento no ranking nacional de transparência entre os legislativos estaduais, com alta de 274,55% no primeiro ano de gestão da presidente Alliny Serrão (União). O índice saltou de 9,53%, um dos mais baixos do país, para 73,45%, superando a média nacional de 71,55%. Esse avanço reflete um esforço da Alap para ampliar o acesso à informação pública e fortalecer a transparência na gestão.
Este resultado posiciona a ALAP na 11ª colocação entre as Assembleias do Brasil, deixando para trás legislativos de grandes estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 2023, a Assembleia Legislativa do Amapá estava na penúltima posição do ranking nacional de transparência. O avanço reflete o compromisso da atual gestão, em promover uma administração mais aberta e acessível, que tem como prioridade o acesso às informações públicas para os cidadãos amapaenses.
A deputada Alliny Serrão destacou a importância de uma Assembleia acessível ao cidadão. “Esse crescimento representa nosso compromisso com a população e com a governança responsável. Queremos que as pessoas confiem na gestão pública e tenham informações à disposição para entender as decisões e fiscalizar o uso dos recursos públicos”, disse.
O diretor administrativo da Alap, Maick Gemaque, afirmou que a modernização do portal de transparência faz parte do planejamento estratégico da atual gestão. “O portal da Assembleia vem se modernizando e melhorando a transparência, com o objetivo de alcançar patamares mais elevados nos próximos anos”, explicou.
Radar Nacional da Transparência Pública
O Radar Nacional da Transparência Pública foi criado para promover a divulgação de dados públicos, reunindo informações de transparência ativa de órgãos públicos com o apoio dos Tribunais de Contas e controladores internos. A plataforma detalha os critérios de transparência atendidos ou não em cada portal, permitindo ao público avaliar a qualidade e amplitude das informações de cada órgão.