Lar Amapa Prefeitura de Macapá realiza formação para mais de 400 professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino

Prefeitura de Macapá realiza formação para mais de 400 professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino

Tema “Práticas Inclusivas na Educação Infantil” traz oficinas de construção de tecnologias assistivas, rotina do aluno com deficiência, anamnese e Plano Educacional Individualizado (PEI)

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Prefeitura de Macapá realiza formação para mais de 400 professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino

Tema “Práticas Inclusivas na Educação Infantil” traz oficinas de construção de tecnologias assistivas, rotina do aluno com deficiência, anamnese e Plano Educacional Individualizado (PEI)

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta quinta-feira (29), a 3ª Formação do Programa Criança Alfabetizada (PCA), para professores da Educação Infantil (1° e 2° períodos) e Atendimento Educacional Especializado (AEE) deste ano de 2024.

Nesta terceira edição, o Programa abordou o tema “Práticas inclusivas na Educação Infantil”, e aconteceu numa faculdade, na área central de Macapá.

Durante a manhã e tarde, um total de 416 professores da Educação Infantil e Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal, participaram das oficinas.

A formação incluiu oficinas de construção de tecnologias assistivas, rotina do aluno com deficiência, anamnese e Plano Educacional Individualizado (PEI).

A professora Goreth Pereira, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Creche Marinei Uchôa, ressaltou que atende 12 alunos da educação especial, e que cada criança tem um perfil único, sendo impossível desenvolver um atendimento padrão a todos eles. Por conta disso, as formações se tornam essenciais no desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino que podem ser aplicadas de acordo com o perfil do aluno, em sala de aula.

“A parte mais importante dessa formação é o conhecimento que se adquire. Este também é o momento em que podemos trazer para debate alguma dificuldade que encontramos em sala de aula. e buscar, por meios das trocas de experiências, a solução para o caso”, destacou a professora.

Madson Millor, secretário de educação do município de Macapá, falou especificamente da temática do evento e dos desafios da prática inclusiva no ambiente escolar.

“Participar de momentos como esse, discutir ferramentas de tecnologias assistivas sobre boas práticas e rotina da criança com deficiência, entre outros assuntos do tema da educação inclusiva, é de suma importância porque sabemos dos desafios enfrentados. Vivenciamos isso quando visitamos as nossas escolas, e estamos estreitando ainda mais os laços com as instituições parceiras, que possam colaborar conosco no alcance de melhorias e soluções para esses desafios cotidianos da Educação”, ressaltou o secretário.

A coordenadora do Programa Criança Alfabetizada, Alessandra Coelho (SEMED), ressaltou os objetivos da formação do PCA, que buscou apresentar os aspectos históricos e legais da inclusão, vivenciando experiências inclusivas através da literatura Infantil, salientando as múltiplas deficiências na Educação Infantil e as práticas pedagógicas, estruturais e comportamentais para saná-las no âmbito escolar, por meio de metodologias inclusivas.

Um dos livros trabalhados durante as oficinas foi o livro Infantil “O Saci que não tinha uma perna só”, dos escritores amapaenses, Adan Lucas, Claudevania Carvalho e Rute Xavier.

A formação continuada é indispensável para que as instituições de ensino e equipes de educação se apropriem dessas novas metodologias de ensino para evoluir e proporcionar uma educação ainda mais qualificada e completa aos alunos, promovendo impactos positivos em toda a comunidade escolar.

Programa Criança Alfabetizada

É um dos programas educacionais gerenciados pela SEMED, instituído pela Lei 2.448 de 02 de dezembro de 2019, que institui o Regime de Colaboração da Educação do Estado do Amapá com os municípios que aderirem ao Colabora Amapá Educação. O Programa estabelece como finalidade o apoio técnico, financeiro e pedagógico a esses municípios, visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem, na Educação Infantil e na etapa inicial da Alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental I, proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem e garantindo a equidade no ensino.

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