O Governo do Estado recepcionou 14 novos médicos que atuarão na rede de atenção básica em saúde no Amapá, atendendo localidades de vulnerabilidade social e garantindo assistência à população. Os profissionais fazem parte do programa Mais Médicos, gerenciado pelo Governo Federal.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os municípios de Macapá, Ferreira Gomes, Porto Grande, Laranjal do Jari e Cutias receberão os profissionais, que fazem parte do 38º ciclo do programa e irão compor as equipes de Estratégia Saúde da Família.
A superintendente estadual do Ministério da Saúde no Amapá, Paula Carrera, ressaltou que a chegada dos profissionais amplia a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades das regiões mais afastadas.
“A apoio dos estados e municípios é muito importante para manter o fluxo do programa. Assim, os profissionais podem atuar na atenção primária de forma integral e efetiva para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde”, explicou Paula.
Atualmente, o Amapá possui 178 profissionais do programa atuando nos municípios do estado, ampliando a rede de cuidado e assistência a diversas famílias.
“Estamos felizes em receber todos os médicos que irão exercer uma grande tarefa na saúde pública e coletiva no Amapá. São profissionais que ajudarão muito na ampliação de serviços e crescimento exponencial dos atendimentos em nossos municípios”, destacou a coordenadora de Políticas de Atenção a Saúde da Sesa, Sandra Elisa.
Os médicos selecionados permanecem no programa por quatro anos e podem renovar o contrato mais uma vez pelo mesmo período. Além disso, os profissionais contam com oportunidades de extensão educacional, como especialização e mestrado.
A médica generalista e pós-graduanda em medicina da família, Anyssa Guerra, é macapaense e se graduou na Bolívia. Ela frisou que o retorno para o Amapá e inserção no programa do Governo Federal são experiências únicas.
“Nós queremos fortalecer a atenção primária e acolher essas famílias que tanto precisam de um atendimento mais digno e efetivo. É nosso papel social e profissional, estou ansiosa para começar”, finalizou Anyssa.
Mais Médicos
O Mais Médicos é um conjunto de ações e iniciativas do Governo Federal para o fortalecimento da atenção primária do país, sendo a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), estando presente em todos os municípios.
O programa leva médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais e investe na qualificação e formação, buscando resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão e criar condições para garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.