Prefeitura de Macapá assina Ordem de Serviço para construção do 1° Teatro Municipal
Obra será dividida em duas etapas: a primeira consiste na construção do prédio do teatro; a segunda, na aquisição de equipamentos e iluminação cênica
Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Macapá assinou a Ordem de Serviço (OS) que autoriza a construção do primeiro Teatro Municipal, um espaço dedicado à produção artística, com o objetivo de promover o acesso à cultura e à arte amapaense. O prédio será construído na esquina da Avenida Fab com a Rua Cândido Mendes.
Para muitos artistas, a construção do teatro municipal preenche uma lacuna na expansão da cultura no município de Macapá. Muitos projetos em todos os segmentos artísticos poderão ser executados no espaço após a inauguração. A obra valoriza tanto os fazedores de cultura quanto a sociedade, que terá acesso aos eventos realizados no local.
Alan Douglas Barros, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Macapá e também artista, destacou que a cultura é fundamental para uma sociedade rica e vibrante.
“Há décadas enfrentamos a necessidade de mais espaços. Buscamos ambientes adequados para que a produção local possa ser propagada e nossos artistas trabalhem com conforto e visibilidade”, relatou.
A obra será dividida em duas etapas: a primeira consiste na construção do prédio do teatro; a segunda, na aquisição de equipamentos e iluminação cênica.
“O espaço fomentará a cultura, o empreendedorismo e o lazer, além de ser uma obra que trará dignidade aos artistas, que estão sem um ambiente adequado para expressar suas artes”, disse Cássio Cruz, titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).
O investimento para a primeira etapa é de R$ 6.937.063,05 (seis milhões, novecentos e trinta e sete mil, sessenta e três reais e cinco centavos), proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Sonize Barbosa, além da contrapartida do Tesouro Municipal.
A estrutura é baseada em um conceito moderno, com detalhes inspirados na região amazônica. A cobertura do prédio simboliza as ondas do Rio Amazonas, enquanto a fachada em formato de canoa celebra e valoriza as comunidades tradicionais.
Com uma área projetada de 1.076,75 m², o teatro incluirá palco, mezanino para acomodar até 30 pessoas, espaço foyer (onde os espectadores aguardam o início de uma apresentação), plateia com 108 cadeiras e uma arquibancada com capacidade para 220 pessoas, totalizando 358 lugares. O local também contará com espaços acessíveis, além de estacionamento.
O teatro será um ambiente para promover peças de teatro, musicais, óperas, danças, concertos, performances multimídia, stand-up comedy, leitura de poesia e literatura, teatro de marionetes, bem como a diversidade e riqueza de expressões artísticas. Além disso, será um local para multieventos culturais. As áreas destinadas ao entretenimento são fundamentais para o desenvolvimento cultural, social e econômico da sociedade.
O projeto arquitetônico foi inspirado nos teatros Gasômetro e Polo Joalheiro, ambos localizados em Belém.