Neste domingo (30), a Prefeitura de Macapá inaugurou o primeiro Serviço Municipal Especializado de Pediatria na Zona Norte da cidade. O Instituto Macapaense de Pediatria (IMPE) é uma Unidade de atendimento 24 horas em urgência e emergência pediátrica, instrumento de enfrentamento da mortalidade infantil com gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O IMPE é o primeiro serviço especializado em pediatria na cidade, representando um avanço na saúde pública. Os pacientes serão recebidos em um ambiente estruturado, acolhedor e humanizado, com profissionais qualificados.
“Hoje é um marco na história da saúde municipal. Estamos inaugurando o IMPE, a obra mais importante na área da saúde da última década. O instituto terá capacidade para atender até 450 pacientes por dia, além de poder medicar ou manter em observação até 45 crianças. Isso reduzirá significativamente a mortalidade infantil e aumentará os mecanismos de proteção de nossas crianças”, destacou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
O acesso à saúde é um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do poder público assegurar direitos fundamentais, incluindo a saúde. Por isso, a Prefeitura de Macapá inaugura um instituto especializado para o atendimento de crianças e adolescentes no Amapá.
“Esse é um grande passo e conquista nesta gestão. O ECA afirma que crianças e adolescentes têm direito à proteção à vida, direito à saúde e proteção através de políticas públicas direcionadas a esse público. Isso está sendo implementado com a estruturação e ampliação dos equipamentos de saúde”, frisou a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.
A partir desta segunda-feira (1°), às 7h da manhã, iniciarão os atendimentos no Instituto. Crianças e adolescentes terão acesso a um local amplo e organizado.
Claudia Sabino, diretora do Instituto Macapaense de Pediatria, destacou que os serviços de atendimento à saúde na rede municipal avançam com mais esta obra para atender os munícipes, especialmente crianças e adolescentes.
“Esta entrega é um sonho. A população de Macapá ganha um prédio equipado que atenderá nossas crianças com qualidade”, relatou.
Investimento de R$ 14.961.407,00 (quatorze milhões, novecentos e sessenta e um mil, quatrocentos e sete reais), proveniente de emenda de bancada federal, mais contrapartida do Tesouro Municipal.
A nova instituição tem pronto atendimento com capacidade para atender até 450 crianças e adolescentes. Além disso, com capacidade para 45 leitos de observação clínica, organizados da seguinte forma:
- Salas para Observação;
- Sala de Medicação e Nebulização;
- Sala de Estabilização;
Com a inauguração do IMPE, a gestão municipal expande os serviços de especialidades de urgência e emergência em Macapá, oferecendo tratamento qualificado para diagnóstico, tratamento, estabilização e prevenção de complicações de doenças que afetam crianças e adolescentes.
A unidade está equipada com serviços de diagnóstico laboratorial e de imagem, incluindo raio-X. Também dispõe de tratamento clínico pediátrico, farmácia, sala de pequenos procedimentos, e serviço de esterilização e armazenamento de artigos médico-hospitalares.
O IMPE é um marco na história da saúde pública da ‘Nova Macapá’. Instrumento de proteção, humanização, assistência médica pediátrica para unir esforços na redução dos índices da mortalidade infantil do Amapá.