Lar Brasil Neste domingo (30), a Prefeitura de Macapá inaugurou o primeiro Serviço Municipal Especializado de Pediatria na Zona Norte da cidade.

Neste domingo (30), a Prefeitura de Macapá inaugurou o primeiro Serviço Municipal Especializado de Pediatria na Zona Norte da cidade.

O Instituto Macapaense de Pediatria (IMPE) é uma Unidade de atendimento 24 horas em urgência e emergência pediátrica

por admin
0 comentário

Neste domingo (30), a Prefeitura de Macapá inaugurou o primeiro Serviço Municipal Especializado de Pediatria na Zona Norte da cidade. O Instituto Macapaense de Pediatria (IMPE) é uma Unidade de atendimento 24 horas em urgência e emergência pediátrica, instrumento de enfrentamento da mortalidade infantil com gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O IMPE é o primeiro serviço especializado em pediatria na cidade, representando um avanço na saúde pública. Os pacientes serão recebidos em um ambiente estruturado, acolhedor e humanizado, com profissionais qualificados.

“Hoje é um marco na história da saúde municipal. Estamos inaugurando o IMPE, a obra mais importante na área da saúde da última década. O instituto terá capacidade para atender até 450 pacientes por dia, além de poder medicar ou manter em observação até 45 crianças. Isso reduzirá significativamente a mortalidade infantil e aumentará os mecanismos de proteção de nossas crianças”, destacou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

O acesso à saúde é um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do poder público assegurar direitos fundamentais, incluindo a saúde. Por isso, a Prefeitura de Macapá inaugura um instituto especializado para o atendimento de crianças e adolescentes no Amapá.

“Esse é um grande passo e conquista nesta gestão. O ECA afirma que crianças e adolescentes têm direito à proteção à vida, direito à saúde e proteção através de políticas públicas direcionadas a esse público. Isso está sendo implementado com a estruturação e ampliação dos equipamentos de saúde”, frisou a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.

A partir desta segunda-feira (1°), às 7h da manhã, iniciarão os atendimentos no Instituto. Crianças e adolescentes terão acesso a um local amplo e organizado.


Claudia Sabino, diretora do Instituto Macapaense de Pediatria, destacou que os serviços de atendimento à saúde na rede municipal avançam com mais esta obra para atender os munícipes, especialmente crianças e adolescentes.

“Esta entrega é um sonho. A população de Macapá ganha um prédio equipado que atenderá nossas crianças com qualidade”, relatou.

Investimento de R$ 14.961.407,00 (quatorze milhões, novecentos e sessenta e um mil, quatrocentos e sete reais), proveniente de emenda de bancada federal, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

A nova instituição tem pronto atendimento com capacidade para atender até 450 crianças e adolescentes. Além disso, com capacidade para 45 leitos de observação clínica, organizados da seguinte forma:

  • Salas para Observação;
  • Sala de Medicação e Nebulização;
  • Sala de Estabilização;

Com a inauguração do IMPE, a gestão municipal expande os serviços de especialidades de urgência e emergência em Macapá, oferecendo tratamento qualificado para diagnóstico, tratamento, estabilização e prevenção de complicações de doenças que afetam crianças e adolescentes.

A unidade está equipada com serviços de diagnóstico laboratorial e de imagem, incluindo raio-X. Também dispõe de tratamento clínico pediátrico, farmácia, sala de pequenos procedimentos, e serviço de esterilização e armazenamento de artigos médico-hospitalares.

O IMPE é um marco na história da saúde pública da ‘Nova Macapá’. Instrumento de proteção, humanização, assistência médica pediátrica para unir esforços na redução dos índices da mortalidade infantil do Amapá.

você pode gostar

Deixe um comentário