A programação de aniversário foi aberta à comunidade do bairro e familiares dos alunos, reunindo cerca de 500 pessoas beneficiadas com atendimento jurídico, psicológico, vacinação, serviços sociais e de beleza, entre outros atendimentos. As crianças participaram das atividades esportivas e brincadeiras, durante a ação.
O secretário municipal de educação, Madson Millor parabenizou a instituição pelo aniversário e ressaltou a importância de se comemorar o momento histórico.
“Comemorar o aniversário de uma instituição de ensino é celebrar a educação. E ver aqui presentes no evento, as famílias dos alunos dessa escola, é gratificante, pois sabemos que estão aqui porque confiam a nós, o desenvolvimento educacional de seus filhos. E isso é motivo de comemoração”, destacou o secretário.
Francielly Karine, gestora da EMEF mencionou alguns dos inúmeros projetos desenvolvidos pela escola. “Essa data é especial porque marca o aniversário da nossa escola e podemos mensurar com alegria o tanto que já alcançamos de avanços, no que tange à educação das nossas crianças. Isso é motivo de orgulho e felicidade, e também um incentivo para continuarmos avançando com nossos projetos e ações”, disse a gestora.
O animador Fabio Nescal (Tio Nescal) fez pintura de rosto nas crianças que se divertiram na quadra da escola e nas salas de atividades lúdicas e jogos educativos.
A empreendedora Walbiane Ribeiro, de 24 anos, mãe do Albert e do Nicolas, de 6 e 3 anos, respectivamente, estava participando com os filhos das atividades de pintura na sala de recreação. Ela contou que os meninos têm Autismo e que se identificam muito com a arte e os jogos.
“Estes são momentos importantes em que posso estar no ambiente deles, interagindo de forma lúdica, nas brincadeiras, desenhando e pintando. Percebo que esses são momentos especiais tanto para mim quanto para eles e que vão se eternizar em nossa memória”, destacou a mãe das crianças.
Joyce Santos, de 18 anos, moradora do bairro Ipê, aproveitou a ação para passar pelos atendimentos de estética e psicológico. “A beleza é importante, mas a mente é mais importante ainda”, disse a jovem, se referindo aos atendimentos dos quais usufruiu.
O evento ainda contou com a participação musical do professor Fábio Paixão, da EMEF Hildemar Maia e com a presença de Wendel Coutinho, filho da professora que dá nome à escola, e Guarda Civil Municipal, que apresentou o Hino de Macapá, de autoria de Terezinha Fernandes.
Os órgãos institucionais Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), de Educação (SEMED), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) foram parceiros do evento.
Sobre a EMEF Maria Celes Ferreira Coutinho
Foi criada em 25 de abril de 2019. Atualmente possui 500 alunos matriculados, do 1º ao 5º ano. Está localizada no bairro Ipê, Zona Norte da capital.
O nome da unidade escolar homenageia a professora Maria Celes Ferreira Coutinho, que iniciou na Educação ainda muito jovem, aos 21 anos. Desde então, dedicou a vida a lecionar e gerir projetos educacionais na rede de ensino do município. Ela faleceu em maio de 2014, aos 57 anos