Com o objetivo de ouvir, discutir ideias, experiências e conhecimentos para aprimorar a rede de apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou uma mesa redonda na tarde de terça-feira (23). O evento ocorreu no auditório principal da Casa e contou com a presença de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça, da OAB, do Governo do Estado, da Prefeitura de Macapá, da Associação de Pais e Amigos de Autistas e servidores da Casa.
Integrando o Abril Azul – Mês de Conscientização sobre o Autismo – o evento teve a participação especial do talentoso pianista João Pedro Quintas. Diagnosticado com autismo aos três anos de idade, João Pedro não é apenas um notável pianista, mas também uma inspiração.
As propostas feitas pelos participantes foram cuidadosamente anotadas. “Quem tem autismo também tem pressa. As famílias precisam de resultados e nós temos a responsabilidade, neste grande debate, de levar soluções para a população”, destacou a titular da Defensoria Especial da Mulher na Alap, a deputada Edna Auzier, acrescentando que várias leis aprovadas na Assembleia Legislativa já foram sancionadas pelo governo do Estado.
Tânia Vilhena, secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, ressaltou a importância do diálogo com a sociedade civil para a formulação e aprimoramento de políticas públicas voltadas ao autismo. “Nosso compromisso é garantir atendimento adequado às crianças, diagnóstico preciso para adultos, acompanhamento contínuo e humanizado para todos, além de facilitar o acesso a equipamentos de saúde e educação no Amapá”, afirmou.
O transtorno do espectro autista se caracteriza por um neurodesenvolvimento atípico, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce, porém, permite o desenvolvimento de estímulos que podem gerar qualidade de vida e autonomia, possibilitando que autistas possam, por exemplo, realizar um recital de piano ou mesmo ir a um cinema.
O presidente da Associação de Pais e Amigos de Autistas do Amapá (AMA), Cassius Clay, informou que no próximo sábado, 27, a associação, em parceria com a Assembleia Legislativa, realizará uma sessão especial de cinema para esse público. “Em parceria com a AMA, a Assembleia Legislativa oferecerá aos autistas e seu acompanhante um combo de pipoca e refrigerante”, garantiu Cassius Clay.
Os trabalhos na mesa foram conduzidos pela mediadora Ithiara Madureira, fisioterapeuta, especialista em saúde pública e ex-secretária municipal de Saúde do município de Santana. Três eixos foram discutidos: Políticas Públicas e Legislação; Saúde e Educação – Intervenção e Inclusão; e Assistência Social e Apoio à Família.
Participaram do evento a deputada estadual Edna Auzier; o defensor público-geral do Estado do Amapá, José Rodrigues; a promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Amapá, Marcela Balduíno; a juíza titular da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, Alaíde Maria de Paula; a secretária adjunta de Saúde do Estado do Amapá, Tânia Vilhena, representando a Secretaria Estadual de Saúde; a coordenadora de Proteção Social, Margleide Alfaia, representando a Secretaria Estadual de Assistência Social; a gerente do Núcleo de Educação Especial, Nelcirema Pureza, representando a Secretaria de Educação do Amapá; a secretária municipal de Saúde de Macapá, Heliegi Letícia Figueiredo Cardoso; e o presidente da Associação de Pais e Amigos Autistas do Amapá, Cassius Clay Carvalho.