Durante o primeiro trimestre de 2024, as cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Urgência e Emergência em Macapá registraram 114.294 mil atendimentos de saúde. Além de atender diariamente mais de 2 mil pacientes, essas unidades oferecem serviços de apoio à demanda emergencial, incluindo consultas médicas, testagens para diagnósticos, exames de radiologia e laboratoriais, distribuição de medicamentos, entre outros cuidados essenciais.
Os serviços de saúde oferecidos possibilitam o acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, aos cuidados de saúde emergenciais. Qualquer momento do dia, seja manhã, tarde ou noite, o munícipe é recebido e acolhido pelos equipamentos públicos da gestão municipal.
As UBSs Perpétuo Socorro, Fazendinha, Marabaixo, Marcelo Cândia, e a 1ª Unidade de Pronto Atendimento municipal, uma extensão da UBS Lélio Silva, prestam assistência no atendimento à população que necessita dos serviços.
“Nosso compromisso é garantir que cada pessoa que chegue em nossas unidades de saúde e necessite de cuidados emergenciais seja atendida imediatamente. Isso evita maiores transtornos ao paciente, que precisa de atendimento rápido, com outros dispositivos de alta complexidade que têm filas de espera de longas horas”, destaca Letícia Cardoso, Secretária Municipal de Saúde.
As Unidades de Urgência e Emergência municipais fazem parte dos planos estratégicos para avanços da saúde.
Avanços na saúde
As Unidades de Urgência e Emergência municipais fazem parte do plano estratégico de saúde que aprimora a rede de atendimento em Macapá, ao oferecerem cuidados imediatos e essenciais para os pacientes.
Atendimento noturno
Entre as ações anunciadas está o atendimento noturno, que abrange aqueles que não conseguem acesso ao atendimento médico no horário comercial. O serviço é inédito em Macapá. Os serviços de urgência e emergência seguem das 19h até 1h da manhã, com funcionamento de segunda a sexta-feira.
Saúde bucal
Entre os serviços ofertados nesta área, estão os atendimentos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferta prótese dentária para população macapaense, além do atendimento para Pessoas com Necessidades Especiais.
Além disso, as UBSs ofertam atendimento odontológico de urgência e emergência durante o turno da noite para pacientes e solucionam os problemas odontológicos da população que não pode custear o profissional em casos de emergência. Este é o Pronto Atendimento Odontológico, uma das 20 medidas do programa Saúde Para Todos, que reestrutura a rede de saúde municipal.
Em 2023, foram realizados 123.275 atendimentos odontológicos. Com isso, Macapá avançou e chegou a 82% da cobertura odontológica.