O governador do Amapá, Clécio Luís, foi uma das autoridades públicas que discursou na cerimônia de apresentação das delegações que participam da Startup20 e Web Summit, nesta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro. O evento internacional de inovação e tecnologia é organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e reúne representantes dos países que fazem parte do G20, bloco das maiores economias do mundo.
Em seu discurso, o governador destacou que os debates são uma continuidade das discussões realizadas na primeira edição, que ocorreu em fevereiro, no Amapá, e teve como foco assuntos sobre o desenvolvimento verde e transições energéticas com base no potencial revolucionário da bioeconomia.
“Queremos construir novos caminhos e possibilidades de negócios com produtos da Amazônia através das startups. Temos os melhores indicadores ambientais do Brasil e queremos que sejam associados a indicadores econômicos e sociais do nosso povo. Para isso, estamos propondo juntar inovação, tecnologia com meio ambiente para gerarmos produtos, serviços e iniciativas que garantam emprego e renda para o Amapá”, destacou o governador, Clécio Luís.
O Amapá apresenta mais de 100 startups e é um dos estados do país com maior número de startups de sucesso, sendo que 90% dessas empresas possuem o Selo Amapá, que identifica os produtos que usam matéria-prima, genuinamente amazônica, para comercialização.
Também participam do encontro as Secretarias de Ciência e Tecnologia, Infraestrutura, Planejamento, Habitação, Comunicação e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).
Startup20 Rio
O segundo encontro do Startup20, em 2024, no Brasil, tem como sede a cidade do Rio de Janeiro, e ocorre no período até quinta-feira, 18, dentro do Web Summit Rio, que é um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e reúne delegações dos países que fazem parte do G20.
No Amapá, o Startup20 reuniu 19 delegações dos cinco continentes para tratar de assuntos sobre o desenvolvimento verde e sustentável, transições energéticas de acordo com a compreensão do potencial revolucionário da bioeconomia.
Web Summit Rio
Com expectativa de reunir cerca de 30 mil participantes, a segunda edição do Web Summit no Brasil ocorre no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, e terá mais de 600 palestrantes.
Considerado um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do mundo, o evento vai reunir nomes importantes que vão da política até o setor tecnológico. Serão realizados debates em 18 trilhas temáticas.