O resultado reflete o forte trabalho de enfrentamento à criminalidade e investimentos na segurança pública, de acordo com o Plano de Governo da gestão.
O levantamento, realizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), aponta que, de janeiro a março do ano passado, o Amapá registrou um total de 104 vítimas, e no mesmo intervalo de 2024, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais caiu para 56, uma queda de 46,15%.
O balanço mostra ainda que o índice de homicídios foi um dos que mais diminuiu, saindo de 93, em 2023, para 52 no 1º trimestre deste ano, o que reflete em uma queda de 44,09%.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Neto, estes resultados são frutos dos investimentos no aparelhamento das polícias e na integração das forças de segurança pública no Amapá.
“Em 2024, tivemos uma grande integração entre as forças de segurança, e um dos fatores que contribuiu para alcançarmos resultados expressivos foram os investimentos e a melhoria do nosso sistema penitenciário, que fez com que conseguíssemos impedir a comunicação de líderes de grupos criminosos”, explica Neto.
Além disso, o apoio recebido do Ministério da Justiça e Segurança Pública na realização de operações de combate à criminalidade também contribuiu para os resultados positivos.
“Além dos expressivos números do balanço, a partir do 2º semestre de 2024, vamos receber um reforço de 536 novos policiais militares, o que representa 25% do nosso efetivo, e 300 novos bombeiros, que estarão ingressando e contribuindo para a segurança pública do estado do Amapá”, finaliza o secretário de Justiça e Segurança Pública.
Levantamento
O levantamento da Sejusp também aponta uma queda de 14,89% no número de roubos, caindo de 2.116 registros, no 1º trimestre de 2023, para 1.801 no mesmo período deste ano.
Já a quantidade de armas de fogo apreendidas aumentou de 97, no início do ano passado, para 116 no começo de 2024, o que representa um crescimento de 19,59% no índice de apreensões.