Cumprindo com proposta do Plano de Governo, que estabelece o compromisso de ampliar os investimentos na infraestrutura escolar, o Governo do Amapá fez a entrega na manhã desta terça-feira, 2, da Escola Estadual Santa Inês, na Zona Sul de Macapá.
O novo prédio recebeu investimentos de R$ 2,6 milhões, recursos do Tesouro Estadual. A escola conta com 10 salas de aula e nova estrutura física, com rede elétrica, hidráulica, paisagismo, piso, banheiros e áreas administrativas, além de mobiliário novo, com central de ar, ventiladores, mesas e cadeiras.
A partir deste ano a escola passa a atender em tempo integral, ofertando vagas de ensino fundamental do 6º ao 9º ano; 1ª série do ensino médio; Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º ao 9º ano (3ª e 4ª etapa); e ensino médio na 1ª e 2ª etapa. Ao todo, serão 300 alunos em tempo integral, além de 120 estudantes da EJA.
“O Governo do Amapá considera essencial dar mais dignidade aos alunos que estão estudando. É muito importante que eles tenham um ambiente seguro e agradável, para que isso reflita em um bom rendimento escolar. O acolhimento vai desde o ambiente em que a pessoa chega, proporcionar esses espaços agradáveis e adequados para os alunos é uma preocupação do Governo do Estado”, afirmou a primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que representou o governador Clécio Luís na cerimônia.
O planejamento para receber os estudantes iniciou em 2023, com a inclusão de sala de acolhimento, laboratório de informática e a reforma das salas de aulas, secretaria e biblioteca, tudo pensado para proporcionar um ambiente estruturado aos alunos.
“Aqui os estudantes terão acesso a atividades direcionadas, pedagógicas, ambientes voltados para a interação e, principalmente, para a socialização. Aqui temos laboratórios, projetos importantes, como a Educação em Tempo Integral, ampliando essa oferta na rede pública e para o estudante do ensino fundamental”, reforçou a secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro.
A revitalização foi pensada para proporcionar um ambiente acolhedor e com condições para a garantia de um melhor desempenho dos estudantes. A estudante da oitava série, Alana Rodrigues, de 13 anos, é aluna da escola desde o 1º ano. As melhorias, segundo a aluna, significa uma melhoria importante para a qualidade do ensino.
“Melhorou bastante. Com o calor, tínhamos que abrir a janela para ter um ambiente mais fresco, mas agora mudou e podemos estudar com mais tranquilidade e conforto na sala refrigerada. Acredito que, como está agora, vai favorecer o nosso aprendizado”, destacou Alana.