Os modelos meteorológicos climáticos indicam precipitações acima da média e tempo chuvoso sobre todo o estado, com acumulados diários que devem variar entre 20 e 65 milímetros.
As chuvas mais intensas devem acontecer sobre os municípios de Amapá, Pracúuba e Tartarugalzinho. Em forma de pancadas rápidas, as precipitações devem vir acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e podem ocorrer a qualquer hora do dia. O acumulado mensal pode passar os 400 milímetros de chuvas.
Considerando o intenso volume para o mês, a Defesa Civil Estadual segue monitorando os pontos considerados propícios para alagamentos e inundações em Macapá e em todo o estado. Segundo o major da instituição, Wagner Reis, a medida no período chuvoso é necessária para prevenir mudanças climáticas inesperadas.
“Há previsão de chuvas maior do que foi registrado no mês anterior, por isso, recomendamos os cuidados redobrados. Houve registros de chuvas fortes na última semana, onde alagou alguns pontos da cidade. É muito importante que as pessoas mantenham a atenção, inclusive as que residem às margens dos canais de drenagem”, pontuou Reis.
O major também alerta para os cuidados que a população deve ter em casos de alagamentos ou inundações ocasionados pela junção dos grandes volumes de chuvas com a maré alta no Rio Amazonas.
“É importante que todos que residem em área consideradas de risco adotem medidas preventivas para salvaguardar seus imóveis, pertences, documentos e proteger crianças, idosos e animais”, ressaltou Reis.
Serviço
Em caso de pedido de ajuda, as pessoas podem ligar para os seguintes números:
- 193 – Defesa Civil (Corpo de Bombeiros)
- 190 – Centro Integrado de Operações de Defesa Social – Ciodes).