Nesta etapa do projeto, os gestores das instituições apresentaram aos superintendentes escolares, os resultados da Avaliação Diagnóstica dos alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, realizadas no início do ano letivo.
O destaque deste segundo momento foi a participação dos gestores de 23 escolas do campo, que apresentaram os resultados e estratégias utilizados por suas unidades escolares, no auditório da Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT), área central de Macapá.
Para o secretário de educação do município de Macapá, Madson Millor, a avaliação serve para verificar o nível de alfabetização do aluno, logo que ele chega numa turma nova. Assim, é possível trabalhar estratégias a partir das dificuldades e potencialidades de cada estudante, desenvolvendo práticas pedagógicas, estratégias e metodologias que possam contribuir para os processos educativos em sala de aula e fora dela.
A chefe da Divisão de Educação do Campo, Vanilda Alves, destacou as peculiaridades da gestão fora da zona urbana. “A avaliação do projeto é igual para todas as escolas, mas em relação às estratégias de ensino, cada escola tem suas peculiaridades, e se utilizam delas para obterem sucesso no avanço da educação das crianças no campo”, ressaltou.
Desta forma, Fabrício Santos, gestor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joanna Santos, localizada no Quilombo do Curiaú, exemplificou algumas estratégias utilizadas em sala de aula, pelos professores do campo.
“Uma das melhores formas de trabalhar o aprendizado do aluno, é trazer algo do cotidiano dele para servir de base. Então, quando o professor desenvolve estratégias de alfabetização, ele vai trazer aquilo que faz parte da cultura do local. No Curiaú, por exemplo, para trabalhar a letra M, o professor vai trazer o Marabaixo, a letra B, o Batuque, que são elementos daquela cultura e da história daquela localidade”, explicou o gestor.
“Dessa forma, a gente inclui no aprendizado, o conhecimento da cultura do Amapá e de seu povo”, finalizou Santos.
O evento ocorreu, simultaneamente, em escolas municipais de ensino fundamental com os gestores das unidades de ensino da zona urbana.
Trilhas da Avaliação
O projeto Trilhas da Avaliação é o desdobramento de um dos eixos do programa Educa Macapá que é a Avaliação, e trabalha o tripé ‘formação de professores, avaliação e acompanhamento’. Busca entre outros objetivos, partilhar os avanços que as escolas já alcançaram e criar estratégias e metodologias para que os alunos continuem avançando no aprendizado. É destinado a realizar análise pedagógica dos resultados das avaliações no contexto escolar, planejar estratégias pedagógicas com base nesses resultados e promover espaços de diálogo e troca de experiências entre os profissionais da educação.
Programa Educa Macapá
Educa Macapá é o maior programa de alfabetização do município de Macapá, cujo principal objetivo é alfabetizar as crianças na idade certa. Criado em 2021 pela Prefeitura de Macapá com o intuito de fortalecer todas as áreas da Educação municipal após o período de ensino remoto. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC), sediada no estado do Ceará.
| Fotos: Mary Paes /PMM