A abertura do Startup20 no Amapá, que reúne as maiores potências econômicas mundiais nesta sexta-feira, 23, foi uma prévia do que as delegações podem esperar das experiências de sucesso dos amapaenses na área da inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável que mantém a floresta em pé do estado mais preservado do Brasil.
A programação, realizada pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Governo do Amapá e o Sebrae, segue até segunda-feira, 26, com debates sobre a macroeconomia e o potencial da região, com painéis e conversas sobre inovação e empreendedorismo, além de visitas técnicas nas universidades e centros de pesquisa do estado.
Startup20
O Amapá é sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo. O encontro internacional, inédito no Brasil, reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta e é uma pré-COP30 para o estado, candidato a receber eventos da Conferência do Clima, da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que será no Pará em 2025.
A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana
O vice-governador, Teles Júnior, destaca que essa é uma oportunidade de mostrar a potência da Amazônia para os países do G20, que reunidos, são 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
“O Amapá está mostrando ao mundo toda a sua potencialidade. Nosso estado é uma terra com muitas possibilidades e também é a chance de conseguirmos investimentos em diversas áreas”, reforçou Teles Júnior.