Lar Amapa O Governo do Amapá promoveu uma roda de conversa com servidores que atuam na Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), como parte da campanha ‘Janeiro Branco’, mês que intensifica a importância da saúde mental do trabalhador no ambiente que ele desenvolve suas atividades.

O Governo do Amapá promoveu uma roda de conversa com servidores que atuam na Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), como parte da campanha ‘Janeiro Branco’, mês que intensifica a importância da saúde mental do trabalhador no ambiente que ele desenvolve suas atividades.

por admin
0 comentário

A programação ocorreu nesta terça-feira, 30, no auditório da SVS. Em um clima acolhedor, os trabalhadores receberam orientações sobre a procura por ajuda profissional, quando necessário. Houve, ainda, apresentação da cantora amapaense Gil Lisardo.

“O Governo do Amapá, incentiva os gestores públicos a desenvolverem ações que possam contribuir com o bem-estar do trabalhador, para que ele possa ter um bom convívio social e familiar e alcançar metas no local de trabalho”, pontuou a superintendente da SVS, Cláudia Monteiro.

A roda de conversa reforçou que psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área médica desempenham um papel fundamental no cuidado e na promoção do bem-estar psicológico, oferecendo apoio e orientação a quem precisa.

“Eu queria ter recebido ajuda quando eu caí em uma depressão. Perdi a vontade de trabalhar, foi muito difícil porque eu não havia percebido que eu precisava de auxílio naquele momento, mas eu consegui, eu venci e hoje estou aqui pra contar minha história”, relatou emocionado o servidor público Emerson Rabelo, de 49 anos.

A campanha também tem o propósito de combater o preconceito. Quando o servidor busca ajuda psicológica, ele deve ser incentivado a fazer uma reflexão sobre a situação de sua saúde mental no momento, já que a prevenção evita os riscos existentes e ajuda na recuperação e reabilitação dos trabalhadores afetados pela doença.

A responsável técnica da Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), Michele Maleamá, ressalta que a prevenção em saúde mental favorece o diagnóstico e a introdução do cuidado precoce.

“Muita gente não sabe que está com necessidade de conversar sobre os seus sentimentos, a roda de conversa é uma iniciativa que desperta a atenção nas pessoas para a importância de falar sobre saúde mental e de não ignorar os sinais de que algo não está indo bem”, aponta Michele.

você pode gostar

Deixe um comentário