O governador Clécio Luís destacou que o chamamento dos aprovados no cadastro reserva do certame de 2022, foi um compromisso de campanha, que a atual gestão trabalhou para honrar. Agora, os alunos-soldados terão uma formação de oficial com alto nível de conhecimentos teóricos e práticos.
“Esse ano chamamos 600 concursados. Na primeira peneira ficaram 536. Queremos que essa turma, que é hoje a maior turma de soldados, seja também a melhor de toda a história do Amapá. Por isso, vamos fazer um curso bem intenso, para formar da melhor maneira possível, pois da boa formação desses futuros soldados, depende as nossas vidas aqui fora, e também as vidas deles em operação quando estiverem na ativa pela Polícia Militar”, ressaltou o governador.
Os alunos-soldados foram habilitados em dezembro de 2023, após passarem por seis fases eliminatórias, cumprindo o edital do concurso público.
O processo tem a previsão de duração de 8 meses, com a aplicação de 30 disciplinas, totalizando uma carga horária de 1.018 horas-aula. Ao final, os candidatos ficam aptos para ascender a graduação de soldado 1ª Classe.
Emoção e foco
A aluna Aline Silva conta que fazer parte deste momento é a concretização de um sonho que compartilha com os colegas de curso. Foram dias de dedicação que tiveram um propósito e que agora é uma realidade.
“É um grande sonho estar aqui. Que possamos aprender muito durante essa formação, que possamos nos tornar ótimos policiais para servir e proteger a sociedade amapaense. Quero ser e dar exemplo à minha família, amigos e sociedade”, pontuou Aline.
Os treinamentos já iniciaram há um mês, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM, no Comando Geral, e conta ainda com palestras e atividades padronizadas, como o policiamento ostensivo, em viaturas, prática operacional policial de adaptação de selva, entre outras atribuições militares.
O aluno Cláudio Morais lembrou das batalhas enfrentadas para poder fazer parte deste momento e agradeceu o apoio da família em cada etapa vencida.
“O que acontece hoje aqui é realmente a concretização de um sonho, de um sonho pessoal para cada um de nós que nos preparamos a cada fase, mas também é um sonho coletivo, porque a família faz o curso junto com a gente, assim como os nossos instrutores, e toda a Polícia Militar”, ressaltou Morais.
O jovem mencionou ainda a importância de ter instruções de excelência que os ajudam a conhecer e superar os desafios diários da profissão, focando no combate a crimes diversos e mantendo a defesa e proteção das pessoas.
“O policial vai para a ponta do serviço, justamente para servir as pessoas mais vulneráveis, que estão com a integridade física ameaçada, com o seu patrimônio ameaçado. Então, essa formação humanizada, esse preparo para servir o cidadão em qualquer condição é o que os instrutores nos repassam, é o que nos motiva”, disse, entusiasmado.
Fortalecer a defesa social do estado tem sido um dos alicerces da atual gestão. Para o comandante da PM, coronel Adilton Corrêa, a cerimônia evidencia o trabalho em prol da estruturação de Segurança Pública do Amapá.
“Daqui a poucos meses, esses soldados vão estar reforçando o sistema de segurança pública. E para isso, o Governo do Estado preparou o que há de melhor na formação desses futuros servidores. Que sejam bem-vindos a uma das maiores instituições de segurança pública do Brasil e sejam muito felizes servindo o povo amapaense em cada canto do Amapá”, destacou o comandante.
O secretário de Segurança Pública, José Neto, edificou a importância de que novos profissionais, extremamente capacitados logo farão parte das atividades de combate às ações criminosas no estado, garantindo a paz social para a sociedade
“É um ato extremamente importante que demonstra o quão está sendo valorizada a segurança pública em nosso estado. É um reforço extremamente significativo que vai, de fato, mudar a realidade do Amapá. São mais de 500 novos policiais militares que estarão atuando diretamente no policiamento preventivo, ostensivo, estando presentes nas ruas para proporcionar segurança para a nossa população”, afirmou o gestor.