Para entrar no clima do desfile das escolas de samba, o Governo do Amapá apoia a realização do “Carnaval do Povo”, que inicia neste domingo, 21, na Praça da Bandeira. O evento retorna após dez anos e contará com apresentação da Banda Placa, que promete relembrar os hits do carnaval dos anos 80 e 90.
A programação seguirá em quatro domingos e é organizada pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba) com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa também traz atividades para crianças e idosos, que terão bailes próprios.
O evento é integrando as celebrações do Amapá 80 Anos. O projeto foi criado em 1984 e tornou-se o mais duradouro da Banda Placa, idealizado por seus fundadores, Carlos Augusto Gomes, conhecido como Carlitão, e Álvaro Gomes, integrando a história do estado.
“O Carnaval do povo sempre foi um projeto de inclusão, um evento que surgiu para trazer alegria e música gratuita para a Praça e acolheu a todos, inclusive aqueles que não tinham condições financeiras de ir a um baile ou comprar uma fantasia para desfilar em escolas de samba”, explica Carlitão.
A iniciativa tornou-se uma ferramenta inovadora, que manteve a tradição original das manifestações carnavalescas de outros centros do país. Ocupando tradicionalmente a Praça da Bandeira, o Carnaval do Povo se consolidou com o repertório de bailes privados e por tornar a festividade acessível para a população.
Confira os dias e a programação do Carnaval do Povo, a partir das 17h, na Praça da Bandeira:
21 de janeiro
- 18h – Chocolate com Pipoca
- 19h – Banda Placa
28 de janeiro
- 18h – Bloco Infantil dos Máscaras (Mazagão Velho-AP)
- 19h – Banda Placa
4 de fevereiro
- 18h – Carnaval de rua dos grupos da terceira idade
- 19h – Banda Placa
11 de fevereiro
- 18h – Homenagem às vozes femininas do Carnaval de rua com Brenda Melo, Deize Pinheiro e Silmara Lobato
- 19h – Banda Placa