“É um momento histórico para o estado e uma alegria muito grande em consolidar essa etapa para novos servidores públicos do Amapá. A partir de agora, o Detran terá um time de pessoas que terão o poder de ampliar e inovar a forma que o órgão se relaciona com a população”, destacou Clécio Luís.
São 37 assistentes administrativos de trânsito, nove analistas de gestão em trânsito, quatro educadores de trânsito, quatro analistas jurídicos, três analistas de contabilidade e controle, dois analistas de tecnologia da informação, dois tradutores intérpretes em libras e uma psicóloga perita em trânsito, que passam a integrar o quadro de servidores do Governo do Amapá.
O governador fez questão de fazer o juramento para os concursados, que repetiram, entusiasmados, os mandamentos do servidor público do Amapá. Para Ana Quadros da Silva, de 57 anos, a nomeação encerra com chave de ouro uma série de etapas intensas na vida do concurseiro que busca a tão sonhada estabilidade.
“É um orgulho e alegria indescritíveis nós sermos os primeiros servidores públicos do Detran, em que passamos por todas as etapas eliminatórias para chegar até aqui. Depois das provas, as fases documental e de saúde e o curso de formação. Foi uma batalha muito árdua, o sentimento de espera durante todo o ano de 2023 e, hoje, nós estamos realizando um sonho”, conta Ana.
O diretor-presidente do Detran, Rorinaldo Gonçalves, destacou a importância que os novos servidores terão em garantir que os serviços do Detran sejam disponíveis à população de forma humanizada. O gestor participou ativamente da etapa de formação dos concursados, sendo o facilitador na disciplina de Legislação de Trânsito.
“Hoje, vocês passam a fazer parte do Detran, e somar os conhecimentos de vocês para solucionar as demandas dos usuários, elaborar políticas públicas que façam um trânsito mais humanizado no nosso estado. Sejam muito bem vindos, que seja uma trajetória de muito sucesso no Detran Amapá”, celebrou o gestor.
A intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Eva Costa Ramos, conduziu junto à Patrícia Sena Santos a interpretação simultânea durante a cerimônia. Elas foram as duas servidoras convocadas para atuar no atendimento a pessoas surdas que buscam o atendimento do Detran.
“O sentimento é de gratidão pelos frutos que foram colhidos por todo o esforço em busca dessa aprovação. O Detran precisa muito do profissional intérprete de libras, e eu sei que com esse apoio, a partir de agora muitos surdos irão procurar o departamento”, ressaltou Eva.
Concurso do Detran
Mais de 39 mil pessoas participaram da prova objetiva, aplicada em 11 de dezembro de 2022. O concurso prevê a efetivação imediata de 66 profissionais de nível médio e superior na autarquia. A inclusão de novos servidores busca o aprimoramento dos serviços do departamento, ampliando as condições de atendimento à população amapaense.