Durante o inverno amazônico, o índice de chuvas cresce, criando condições favoráveis para o desenvolvimento de síndromes respiratórias. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá definiu um plano de vacinação contra a Gripe Influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Medida busca intensificar a imunização contra o vírus entre o grupo prioritário, sendo válida até o dia 15 de dezembro.
Entre as UBS’s que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estendeu o horário de vacinação estão: Perpétuo Socorro, Marabaixo, Infraero 2, São Pedro, Congós, Pedro Barros e Marcelo Cândia. Das 17h às 21h, a vacinação contra a Influenza estará disponível exclusivamente para o grupo prioritário que ainda não foi imunizado.
No período de 8h às 17h todas as unidades Básicas de Saúde estarão ofertando vacinas de rotina e contra a Gripe Influenza. Segundo Kleverton Siqueira, Subsecretário da Semsa, o objetivo é reduzir complicações e internações hospitalares devido a infecções pelo vírus Influenza durante o inverno amazônico.
“A vacinação do grupo prioritário no prazo estabelecido é importante, pois essas pessoas são mais suscetíveis ao vírus, principalmente durante esse período de chuvas intensas na região norte”, disse.
Iracildo Sakaguchi é morador do bairro Central de Macapá. Ele procurou a UBS mais próxima da sua residência para vacinar seu filho Gabriel, de um ano.
“Viemos na UBS São Pedro para atualizar a caderneta vacinal do nosso filho e garantir a proteção contra a gripe. Neste período de variação climática, é comum que as crianças fiquem doentes, por isso a vacinação é a melhor maneira de prevenção”, disse.
O público alvo da vacinação são crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, profissionais da educação, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiências, profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.
Para a vacinação, é necessário levar documento com foto, cartão de vacina e cartão do SUS