Como parte das ações de desenvolvimento da educação no Amapá, escolas públicas da rede estadual passarão a contar em 2024, com estúdios de gravação audiovisual para conteúdo de ensino tecnológico e virtual. Os investimentos de mais de R$ 1,5 milhão, para preparação do ambiente e aquisição dos equipamentos, fazem parte da Rede de Inovação para a Educação Híbrida do Ministério da Educação.
O objetivo dos novos ambientes educacionais é conectar o estado a outros entes federados, que já compõem a rede que integra o Novo Ensino Médio no Brasil. Os espaços serão administrados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que na última semana acompanhou a vistoria técnica dos locais junto com a equipe responsável pelo monitoramento e montagem dos equipamentos.
Os estúdios serão usados por educadores e alunos em gravações de aulas com temas diversos direcionados ao uso das novas tecnologias. Dois deles já estão sendo montados. Um, no Núcleo de Tecnologia Educacional da Seed, localizado no bairro do Trem, e outro no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), no Santa Rita.
Evaldo dos Santos, gerente do Núcleo de Tecnologia, explicou que o sistema híbrido de ensino, mesmo antes de ser proposto pelo Ministério da Educação, chegou a ser uma importante ferramenta usada pelas escolas do Brasil e do Amapá, durante a pandemia da Covid-19.
Muitas aulas naquele período eram lecionadas de forma online, pela internet, e às vezes híbridas. O gerente pontuou a importância da educação acompanhar as mudanças na sociedade e no mercado de ensino e de trabalho, sobretudo no que se refere à novas tecnologias.
“A gente está num mundo conectado. Com uso da inteligência artificial, a questão, do uso da realidade aumentada, da robótica, da impressão 3D, que faz parte do nosso dia a dia. Afinal de contas nossos alunos estão neste mundo, estão nesse contexto e as empresas, o mercado trabalho também. Então a gente precisa trazer a educação para esse cenário”, defendeu Evaldo dos Santos.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é a responsável pela aquisição, distribuição dos núcleos de inovação e formação das equipes das secretarias de educação em todo o Brasil. O representante da entidade, Paulo Augusto de Amorim, esteve em Macapá realizando a visita técnica nos ambientes que serão utilizados.
“O pessoal está sendo bem assertivo em relação aos questionamentos que eu sou obrigado a fazer, que é uma das partes do projeto, e o projeto está muito transparente, tudo está muito bem arrumado, pequenos detalhes, mas de uma maneira geral, está bem avançado”, elogiou Paulo Augusto.