O Governo do Amapá segue com a pavimentação asfáltica do distrito de Lourenço, no município de Calçoene. Ao todo, serão pavimentados 3,5 quilômetros de extensão da via principal da localidade, conhecida como José Lourenço, que percorre mais de 50% de todo o distrito.
O trabalho é executado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) desde o começo de outubro, com previsão de entrega ainda para o segundo semestre de 2023. Antes do asfalto, a via passou pela etapa de terraplanagem e ainda receberá calçamento e sinalização.
A iniciativa faz parte das estratégias do Governo do Amapá em proporcionar melhores condições de mobilidade aos moradores, trazendo maior qualidade de vida e mais segurança no trânsito.
“O Governo do Estado trabalha em parceria com a Prefeitura de Calçoene e Câmara de Vereadores nesta iniciativa que contribui para o crescimento do Amapá e leva mais segurança e mais mobilidade para a população”, secretário de Transportes, Valdinei Amanajás.
O presidente da Câmara Municipal de Calçoene e também morador do distrito de Lourenço, vereador Wesley Alex, detalha que a localidade não recebia asfalto há mais de 25 anos, por isso, essa é uma conquista muito comemorada pelos moradores.
“Só tínhamos um quilômetro de asfalto, que estava totalmente desgastado. As vias estavam totalmente intrafegáveis, com muita lama no inverno e poeira no verão. Então, estamos felizes em ver todo o trabalho que está sendo executado dentro de nosso distrito, que vai contribuir para o desenvolvimento do Lourenço e melhorar o acesso dos moradores”, frisou o presidente.
O prefeito de Calçoene, Reinaldo Barros, declarou que o asfalto dentro do município é um sonho realizado, e que foi muito solicitado pela população.
“Hoje, nosso sentimento é de alegria”, destacou o prefeito.
Mais mobilidade urbana
Desde janeiro, o Governo do Amapá também realizou a conservação em 107,3 quilômetros de ramais de Calçoene. Entre esses perímetros, estão:
- Manutenção e conservação de em 23,3 quilômetros do ramal do Goiabal, na AP-260, que faz a interligação com a BR-156;
- Manutenção, conservação e terraplanagem em 57 quilômetros do ramal do Lourenço, na AP-260;
- Manutenção e conservação em 27 quilômetros do ramal Traíra Sofimadame, que interliga Calçoene à BR-156.