O Mercado Central, considerado o berço comercial do setor econômico amapaense, completa 70 anos nesta quarta-feira (13). Para celebrar o momento histórico, a Prefeitura de Macapá preparou uma programação com homenagens, bolo, apresentações musicais, culto ecumênico e inauguração da segunda etapa do prédio.
O espaço conserva suas tradições com a comercialização de alimentos e produtos e ainda é o ponto de encontro de amigos e famílias amapaenses. Também é considerado um marco histórico que por muito tempo foi o principal responsável pelo fomento da expansão do setor econômico comercial do estado.
A diretora-presidente do Instituto Municipal do Turismo, Leda Sadala, ressalta que o Mercado Central ganhou projeção ao logo do tempo sem perder suas tradições de comercialização e cultura.
“Esse é um dos mais belos pontos turístico de Macapá, nosso cartão postal. O local expandiu o setor econômico ao longo dos anos, mas conservou suas raízes comerciais e originalidade cultural”, celebrou Leda.
Totalmente reformado e reformulado, o espaço conta com área para atividades comerciais de alimentos com um toque especial na área da gastronomia. Comercializa peixes, verduras, hortaliças, além disso, dispõe de serviços de salão, sapataria e artesanato.
O centro reúne ainda apresentações artísticas, exposições de colecionadores e abrange outros segmentos que contribuem para o aquecimento da economia local.
Para celebrar o septuagenário do Mercado Central, a Prefeitura de Macapá organizou uma programação. Confira:
Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Macapá; Culto Ecumênico com Padre Vilhena e Pastor Rodrigo Lima; Inauguração da 2ª etapa do Mercado Central; Corte do Bolo; Homenagem aos empreendedores pioneiros; exposição de moedas antigas e Feira de artesanato.
Apresentações musicais: Zé Miguel, Dedé Mossoró, Bebeto Mendes, Marcelo Lima, Grupo de pagode Vou Vivendo; Grupo Pago 10, Grupo Pagodelas, Kinzinhho e Banda e Taty Taylor.
A programação é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá realizada através do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) e Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).
Breve histórico
Inaugurado na mesma data de criação do Ex-Território Federal do Amapá em 13 de setembro de 1953 pelo governador Janary Nunes e o prefeito Claudomiro de Moraes, o Mercado Central é localizado num ponto estratégico em frente à Fortaleza de São José, na época de sua criação era o embarque e desembarque de mercadorias que chegavam nos anos 50. Atualmente o Cartão Postal é um dos principais pontos turísticos de Macapá.