Lar Amapa O governador Clécio Luís assinou na quinta-feira, 31, o decreto que convoca os amapaenses para 4ª Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá em outubro. Ao longo do mês de setembro serão realizadas as plenárias preparatórias nos municípios

O governador Clécio Luís assinou na quinta-feira, 31, o decreto que convoca os amapaenses para 4ª Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá em outubro. Ao longo do mês de setembro serão realizadas as plenárias preparatórias nos municípios

O Amapá vai retomar neste segundo semestre a construção de políticas públicas para os jovens, com a participação, sobretudo, do público-alvo

por admin
0 comentário
 Foto: Netto Lacerda/GEA
Convocação foi assinada pelo governador Clécio Luís em evento no auditório do Centro Walkíria Lima

O Amapá vai retomar neste segundo semestre a construção de políticas públicas para os jovens, com a participação, sobretudo, do público-alvo. O governador Clécio Luís assinou na quinta-feira, 31, o decreto que convoca os amapaenses para 4ª Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá em outubro. Ao longo do mês de setembro serão realizadas as plenárias preparatórias nos municípios.

“A juventude é diversa, está em todo lugar e participa de todos os segmentos: no centro, na periferia, no extrativismo, nas áreas ribeirinhas, nos movimentos negros, movimentos sociais, partidos políticos, grêmios estudantis. Queremos juntar todos e ouvi-los para ter um diagnóstico e levar as propostas para a conferência nacional. Cada município tem sua característica específica, e elas serão consideradas nos debates”, declarou o governador Clécio Luís.

A última conferência foi realizada em 2011, deixando de discutir políticas públicas para a juventude por mais de uma década. Entre os temas que serão tratados nos encontros estão capacitações profissionais, oportunidades de emprego e crescimento na carreira, e ainda outros aspectos como o acesso a programações culturais.

“A convocação marca a retomada desse espaço que é tão importante para que a juventude possa ser ouvida e efetivar as reivindicações como políticas públicas. Acho fundamental reunir a sociedade civil e movimentos sociais num espaço seguro para falar o que falta, o que precisa ser melhorado, para desenvolver a vida no Amapá, na educação, no trabalho, no acesso à cidade, ao lazer”, pontuou Janaína Corrêa, diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A conferência busca debater políticas públicas com uma abordagem ampla e democrática a partir dos diálogos entre os atores da sociedade civil, representantes dos movimentos sociais e órgãos públicos. Os debates pautam a diversidade das juventudes do Amapá e suas realidades, promovendo a participação política para a elaboração e efetivação das políticas públicas relativas ao tema da juventude.

“Agora neste mês de setembro iremos em cada município ouvir os jovens, entender as demandas, conhecer as realidades e saber o que eles querem que o Estado execute como política pública. Esses são projetos que precisam ser construídos com os movimentos, com os conselhos, com quem vive as realidades que precisam ser acompanhadas pelo governo”, ressaltou a secretária de Políticas para a Juventude, Priscila Magno.

No evento estadual serão definidos os 16 delegados que representarão o Amapá na Conferência Nacional da Juventude, de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

Calendário da etapa municipal

Confira a seguir as datas das plenárias da etapa municipal:

  • 08/09 – Mazagão
  • 09/09 – Amapá, Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene
  • 14 e 15/09 – Santana
  • 15/09 – Pedra Branca do Amapari
  • 16/09 – Vitória do Jari
  • 18/09 – Serra do Navio
  • 22/09 – Laranjal do Jari, Itaubal e Cutias
  • 23 e 24/09 – Oiapoque
  • 23/09 – Porto Grande e Ferreira Gomes
  • 28 e 29/09 – Macapá

você pode gostar

Deixe um comentário