O Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira, 10, os debates para elaboração do novo plano educacional estratégico do Amapá. Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e representantes dos 16 municípios se reuniram para avaliar cerca de 800 propostas selecionadas durante as escutas públicas realizadas em cada cidade.
Na abertura do encontro, a Seed promoveu palestras e apresentações culturais, no Centro de Música Walkíria Lima. A secretária da Educação, Sandra Casimiro, ressaltou a importância de formatar um planejamento estratégico democrático para orientar as atividades pedagógicas.
“A educação do Amapá está em um processo de virada de chave, para sair dos índices negativos. E para isso, precisamos escutar quem está na ponta, com todas as particularidades de cada realidade. O projeto representa isso, a união das vivências em prol da coletividade”, afirmou a secretária.
O projeto, que na primeira fase percorreu 174 escolas de todo o estado, foi denominado de “Puxirum da Educação”, que representa o objetivo de atender a realidade das comunidades que integram a rede estadual de educação.
A palavra Puxirum, de origem Tupi, foi escolhida por significar a prática de um trabalho coletivo, que inspira a definição do plano, que conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e que terá o resultado apresentado nesta sexta-feira, 11.
União pela educação
A abertura do projeto também reuniu autoridades de outros segmentos do estado como o secretário Extraordinário dos Povos Indígenas, Elson Galibi, os caciques Poededewa Tiriyó (Purerewa) e Yosita, a representante da Fundação Marabaixo, Laura da Silva, o promotor de Defesa da Educação do Ministério Público, Iaci Pelaes, e o deputado estadual Delegado Inácio, que representou o poder legislativo.
“Aqui, eu vejo delegações de todos os municípios, do Oiapoque ao Laranjal do Jari. Ações como essa, que reforçam a política pública em todo o Estado, podem fazer com que as famílias não tenham mais que sair do seu local de origem para buscar um futuro melhor”, ressaltou o deputado estadual.
Puxirum da Educação
A elaboração do plano estratégico é a última etapa do projeto que foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre deste ano. Primeiro, ocorreu a etapa municipal, com o lançamento, apresentação da metodologia de trabalho, divulgação dos instrumentos e os prazos.
Em seguida, aconteceu a etapa escolar, com a Seed realizando escutas públicas e outras dinâmicas para coletar as demandas e necessidades das escolas estaduais. Dentre os 794 participantes, foram ouvidos profissionais da educação, estudantes, familiares e lideranças comunitárias.
O documento elaborado a partir do final do Puxirum vai ajudar a definir as prioridades da Seed e nortear todas as ações pedagógicas promovidas pelo Governo do Amapá no futuro.