O Governo do Amapá apoia a 6ª edição da campanha nacional ‘Um Dia no Parque’ que, em 2023, traz o tema ‘É hora de cuidar do nosso lar’, com objetivo de atrair mais de 100 mil visitantes às unidades de conservação de todo o Brasil. No Amapá, a ação acontece na sexta-feira, 21, a partir das 15h, no deck panorâmico da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú.
A programação é coordenada pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur) para incentivar o contato das pessoas com a natureza. Entre as ações, haverá passeios de canoa pelo Rio Curiaú e afluentes, apresentações artísticas de marabaixo, palestras de conscientização e contemplação do pôr do sol.
Para o coordenador de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade da Sema, Euryandro Costa, a adesão à campanha é uma forma de valorizar as unidades de conservação do Amapá, com o intuito de ampliar a conscientização para a necessidade de preservar as áreas protegidas.
“É uma oportunidade de trazer a sociedade em geral para dentro dos espaços naturais. Queremos mostrar que a APA do Rio Curiaú, por ser uma Unidade de Conservação de uso sustentável, possui também um potencial para diferentes atividades turísticas e deve estar ao alcance do maior número possível de pessoas, aproximando a sociedade desse patrimônio natural e cultural”, relatou o coordenador.
A ação tem o apoio do Batalhão Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Escola Estadual José Bonifácio.
Um Dia no Parque
Essa é a 6ª edição da campanha que, esse ano, dá continuidade ao que foi trabalhado em 2022, com a temática “De volta ao lar”, possibilitando o retorno das atividades presenciais após o período da pandemia e chamando a atenção das pessoas para a necessidade de cuidar das Unidades de Conservação e para a importância do contato com a natureza, que contribui para a saúde física, mental e emocional.
A APA do Rio Curiaú é uma das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, na recreação, no lazer e na educação ambiental, mas também garantem o uso sustentável por meio de concessões para o manejo florestal, extrativismo, serviços ambientais e garantias de direitos das comunidades tradicionais.
Programação:
• Passeio de canoa pelo rio Curiaú e afluentes
Hora: a partir das 15h;
• Sensibilização socioambiental sobre a APA do Rio Curiaú com atividades
educativas e lúdicas para adultos e crianças
Hora: a partir das 16h;
• Apresentações artísticas e culturais
Hora: a partir das 16h;
• Contemplação do pôr do sol
Hora: a partir das 17h30.