Lar Amapa Com apoio do Governador Clécio, peças de artesãos do AP serão expostas na maior feira de artesanato da América Latina

Com apoio do Governador Clécio, peças de artesãos do AP serão expostas na maior feira de artesanato da América Latina

Mais de 1.800 peças serão expostas na Fenearte, que acontece de 5 a 16 de julho, na cidade de Olinda (PE).

por admin
0 comentário
 Foto: João Clésio/Sete
A artesão Ezequiele Lima tem boas expectativas de vendas

Com apoio do Governo do Estado, o estande do Amapá na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que começa na quarta-feira, 5, em Olinda/PE, contará com 1.802 peças em madeira, argila, sementes, fio e fibra, miçangas e materiais de reutilização. Os produtos embarcaram para o nordeste na quarta-feira, 28, no caminhão-baú do Programa do Artesanato Brasileiro(PAB/AP).

Os itens de origem tucuju serão comercializados por sete artesãos selecionados por edital lançado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). O Governo do Amapá garantiu os recursos para o transporte das peças, avaliadas em R$ 300 mil, hospedagem dos artesãos e outros itens que serão utilizados pelos profissionais na Fenearte, que se estende até 16 de julho e é considerada a maior feira do segmento da América Latina.

Os artesãos Ezequiele Moraes, Sandra Alfaia, Celso Sales, Etevaldo Nunes, Eunice Rocha, Ynandayara dos Santos e Wagne Ribeiro vão representar o Amapá no evento. Ezequiele é de Mazagão Velho, na região Sul do estado, e não esconde o otimismo em fechar bons negócios e vender toda a sua produção.

A jovem confeccionou vasos, urnas, jarros, pratos de parede, luminárias entre outros artigos decorativos e utilitários. A maioria das peças tem identidade das culturas Maracá e Cunani.

“É a primeira vez que vou estar na Fenearte e estou na expectativa de obter boas vendas e fechar negócio com a encomenda de peças. E o apoio do Governo do Estado e do Sebrae são importantes para a gente mostrar nossa cultura, nossa arte e o nosso artesanato ao Brasil e ao mundo”, disse a artesã.

O gestor da Sete, Ezequias Costa, enfatiza que o incentivo à economia criativa faz parte da política de Governo do Estado.

“Nossos artesãos seguem para mais uma Fenearte com a certeza de que a gestão deu todo suporte para que possam expor e comercializar seus produtos”, avaliou Costa.

Em 2022, os artesãos amapaenses comercializaram mais de R$ 120 mil em peças na feira.

Parceria

A participação dos artesãos na Fenearte 2023 conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresa (Sebrae), através do custeio das despesas com deslocamento de parte dos artesãos que estarão participando da feira. O Sebrae também fez parte da comissão especial responsável pela seleção dos artesãos.

você pode gostar

Deixe um comentário