Lar Amapa Governo do Amapá leva formação do Programa Criança Alfabetizada para professores do Bailique

Governo do Amapá leva formação do Programa Criança Alfabetizada para professores do Bailique

Mais de 40 profissionais do arquipélago tiveram acesso a metas e estratégias para garantir alfabetização dos alunos na idade certa.

por admin
0 comentário

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou a 1ª Formação do Programa Criança Alfabetizada no Bailique, arquipélago pertencente à Macapá. Mais de 40 profissionais, entre gestores e professores de 1º e 2º ano do ensino fundamental, participaram de rodas de conversas e palestras sobre as metas e estratégias para garantir que os alunos da rede pública aprendam a ler e a escrever na idade certa.

O tema da formação foi ‘Desvendando os resultados das avaliações para aprimorar a aprendizagem no ciclo de alfabetização’. Os educadores analisaram os resultados da Avaliação de Fluência e da Avaliação da Educação Básica, ambas aplicadas para alunos de escolas públicas em 2022.

A formadora dos professores, Janaína Brito, ressalta que a capacitação gera melhores estratégias no cotidiano do profissional e influencia diretamente na aprendizagem das crianças.

“Compartilhando e analisando os dados obtidos com quem acompanha o aluno diariamente, temos um panorama completo sobre o que fazer para que nossas metas sejam alcançadas”, informou Janaína.

É a primeira vez que o arquipélago recebe formações do programa, o que ajuda na participação e inclusão de todos os educadores envolvidos no ciclo da alfabetização, como explicou a professora Dilvane Barbosa, da Escola Estadual Benevenuto Soares Rodrigues, que fica na vila Freguesia.

“Da minha comunidade para Macapá, é uma logística de 14 horas, isso se a maré ajudar. Então, receber a formação aqui fica mais fácil para nós”, disse.

Ainda em 2023, haverá mais três encontros formativos do Criança Alfabetizada.

você pode gostar

Deixe um comentário