Nesta semana, equipes do Governo do Estado estão no arquipélago do Bailique levando cidadania aos moradores do distrito com a emissão de carteiras de identidade pela Polícia Científica. A estratégia faz parte da Jornada Itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que, até domingo, 2, levará atendimentos até as comunidades de Vila Progresso, Limão do Curuá e Itamatatuba.
Um dos beneficiados foi o pequeno Henrique, de 5 anos. Ele não conseguiu disfarçar a empolgação ao tirar seu primeiro RG. Segundo Jane da Costa, mãe do menino e moradora da Vila Progresso, a possibilidade de ter perto de casa os serviços facilita muito a vida de cada morador da região.
“A gente tem que buscar lá em Macapá, o que se torna muito difícil pois tem que fazer uma longa viagem de barco para ir e voltar. Ainda bem que conseguimos tirar o documento dele por aqui e o atendimento foi ótimo”, afirmou.
As Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros também dão suporte para a Jornada Itinerante, como detalhou o delegado Wenderson Braga.
“Nosso departamento de Polícia do Interior fica responsável por absorver o que acontece para darmos as respostas que a comunidade desta região necessita”, frisou.