Aos 65 anos e sem trabalhar há dois anos, Eneida Maciel está determinada a retornar as atividades dentro da área de formação, administração de empresas. Ela foi uma das mais de 50 mulheres que participaram nesta sexta-feira, 24, da palestra “Eu vou te preparar para ser contratada”, organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
“Sei que minha idade pesa na hora de ser contratada. No entanto, minha longa experiência também é um ponto a favor e vou correr atrás deste objetivo. Me sinto jovem e disposta a contribuir um pouco mais. A palestra me fez ficar ainda mais encorajada”, analisou Eneida.
A iniciativa foi do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que convidou a especialista em gestão e liderança, Sarah Rabelo.
Um dos pontos abordados foi o autoconhecimento, passo importante para quem busca um emprego pela primeira vez ou quer se recolocar no mercado de trabalho.
“Não há uma fórmula pronta para isso, mas algumas técnicas precisam ser colocadas em prática. Como é o caso de se posicionar, mostrar ao avaliador ou empregador que você é merecedora daquela vaga. Não tenha vergonha ou medo de falar de você, seja natural”, orientou Sarah.
A gerente do Sine-AP, Marceli Araújo ficou entusiasmada com o interesse das mulheres em buscar cada vez mais conhecimento.
“Vamos intensificar estas orientações. É essencial estar preparada para o desafio de lutar por uma vaga de trabalho e isto inclui a formação profissional, a apresentação, o currículo, a valorização pessoal, entre outras situações”, definiu a gestora.
A ação integra a programação do “Março de lutas”, desenvolvida pelo Governo do Amapá em homenagem as mulheres.