Por Merlin Pires – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
A Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), recebeu nesta sexta-feira (9) a doação de 15 aparelhos celulares. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação, ao suporte psicológico e à proteção digital para mulheres em situação de violência.
Os dispositivos foram doados em parceria com o Programa Escolar (Proesc) e serão cedidos a mulheres atendidas pelo Cram, reforçando a rede de acolhimento no mês dedicado às mães.
“Estamos fazendo a doação desses aparelhos celulares para garantir que as mulheres vítimas de violência doméstica, neste mês tão significativo das mães, possam contar com mais uma forma de atendimento”, destacou Cássia Cardoso, diretora de Relacionamento do Proesc.


O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Raimundo Azevedo, enfatizou a importância do uso da tecnologia como ferramenta de proteção. “Este é um momento especial para a secretaria, onde trazemos o aplicativo Botão da Vida como cuidado e proteção. Essa é uma política pública importante, pois, por meio dela, poderemos cuidar melhor dessas mulheres”, afirmou.


Botão da Vida
O aplicativo Botão da Vida, desenvolvido pela Prefeitura de Macapá e disponível gratuitamente para Android e iOS, permite o acionamento rápido do Cram e da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). A plataforma também oferece suporte psicológico, assistência social e acesso a informações úteis.
Walbyane Ribeiro, de 25 anos, assistida pelo Cram desde 2021, comemorou a novidade. “Já participei de várias ações e cursos oferecidos pelo Cram, e agora, com esse aplicativo, muitas mulheres poderão ser ajudadas como eu fui”, relatou.


A entrega dos celulares representa mais um passo no compromisso da gestão municipal com a proteção e o acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, utilizando a tecnologia como aliada no combate à violência de gênero.
Galeria de imagens | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM