Uma foto curiosa do cardeal americano Robert Francis Prevost, que agora se tornou o papa Leão XIV está fazendo sucesso nas redes sociais. A imagem foi captada no Brasil, mais precisamente em Belo Horizonte, e mostra Prevost com um copo de cerveja na mão (de camisa azul, à direita).
A direção do Colégio Santo Agostinho confirmou ao jornal O Tempo que a foto é verdadeira e foi feita em 2004, durante a festa de 70 anos da instituição de ensino.
Além desta, circula nas redes também uma outra foto de Prevost feita no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013:
Há outros registros fotográficos do tempo em que Leão XIV era apenas um desconhecido cardeal. Como a imagem em que aparece montando a cavalo, quando morava em Chiclayo, no Perú.
Nascido nos Estados Unidos, Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80.
Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina.
Prevost ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.