Por Wellington Barros – Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação
A cultura popular ganha destaque em Macapá com a oficina de artesanato junino promovida pela Prefeitura de Macapá. A capacitação iniciou no dia 5 de maio e encerrou nesta quinta-feira (8), no Centro Profissionalizante dos Congós, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender técnicas tradicionais e inovadoras para enriquecer as festividades de São João.
A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), que além dessa oficina, tem uma programação para o mês de maio que inclui capacitações em pintura em tecido, cartonagem e biscuit.
A aposentada Nazaré Santos, que já participou de outras oficinas da Prefeitura, como as de adereços carnavalescos e de ovos de Páscoa, destaca a importância da iniciativa.
“Esse curso vai além de ser um simples hobby. Para nós, aposentados, representa uma forma de ocupar o tempo e ainda garantir uma renda extra. É gratificante poder transformar arte em uma possibilidade de negócio”, afirma.
As qualificações são abertas à comunidade e representam um esforço da gestão municipal para fortalecer o artesanato local, preservar as tradições culturais e incentivar o empreendedorismo ampliando as opções para quem deseja desenvolver habilidades manuais, estimular a criatividade e gerar oportunidades de renda.
Já a dona de casa Tácia Seabra, de 42 anos, resolveu participar da oficina por recomendação médica. “A arte me ajudou muito a melhorar minha saúde mental. Essa oficina, além de ser terapêutica, me trouxe uma nova ocupação e a chance de ganhar dinheiro. Estou muito animada com essa oportunidade” conta.
Para a secretária da Semtradi, Marciane Costa, a realização dessas oficinas fortalece a economia criativa e valoriza a cultura local.“Nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo e manter vivas as tradições culturais de Macapá. A resposta da comunidade tem sido muito positiva, o que reforça a importância dessas iniciativas” pontuou.