Homem com HIV é diagnosticado com Mpox após viagem a Belém
Um homem de 40 anos, residente em Macapá e portador do vírus HIV, foi diagnosticado com Mpox (antiga varíola dos macacos) após uma viagem a Belém (PA). A informação foi confirmada por Solange Sacramento, diretora do Centro de Informação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá.
De acordo com a diretora, o paciente viajou no dia 9 de janeiro para Belém, onde manteve relações sexuais com um parceiro. Dias depois, ele apresentou lesões no pênis, tórax e membros superiores. O parceiro foi testado, mas o resultado foi negativo para Mpox.
Técnicos da Vigilância em Saúde do Amapá investigaram se o homem poderia ter contraído a doença no próprio estado, entrevistando outros parceiros sexuais. No entanto, nenhum deles desenvolveu sintomas ou testou positivo para a doença.
A Mpox é causada por um vírus transmitido por contato sexual, gotículas de saliva e objetos contaminados. Pode ser letal em pessoas com doenças pulmonares ou outras comorbidades. Segundo Solange Sacramento, “a maioria dos pacientes que complicam os quadros é de portadores de imunodeficiência”.
O paciente de Macapá foi submetido ao tratamento padrão com antivirais e já se recuperou. No Amapá, ainda não há casos confirmados da doença.
#GazetaDoAmapá #JornalGazeta #Notícia #Macapá #Belém #MPox