Prefeitura de Macapá inicia plantio de árvores adultas para revitalização urbana

Por Claudia Leão – Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta terça-feira (15) o processo de transplante de árvores adultas que irão compor um bosque na praça Jacy Barata Jucá, na área central da capital.

As árvores foram doadas pelo proprietário de uma área no bairro Marabaixo, que será transformada em um loteamento residencial, o objetivo foi o de preservar as espécies nativas. Todo o processo de inventário botânico da área foi realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), que também foram responsáveis pelo transporte das plantas.

 

“Identificamos diversas árvores através do levantamento botânico das espécies e todo o histórico da área, e através das políticas públicas implementadas pela Prefeitura, áreas que estão sem arborização vão receber espécies já adultas. Isso é muito importante porque cria mais áreas verdes na cidade e proporciona locais com sombra e clima mais ameno”, ressaltou o secretário de zeladoria urbana, Helson Freitas.

 

 

Inicialmente serão transplantadas 31 árvores, todas da espécie Ipê do Cerrado, além da praça Jacy Barata também receberão as árvores a praça da Bíblia e o Conjunto Habitacional Açucena.

 

Técnica chamada torrão preserva raiz das árvores | Foto: Jesiel Braga/PMM

O processo de retirada das árvores iniciou no mês de março deste ano, quando elas foram selecionadas e realizada uma técnica chamada torrão, que consiste em transplantar uma planta juntamente com a terra que a envolve, formando uma espécie de bloco compacto, depois são aguardados 15 dias para que a planta se acomode para então fazer o plantio em um novo local.

 

A técnica envolve a preservação das raízes além da preparação do solo que irá receber a árvore com adubo e terra vegetal, para aumentar as chances de sobrevivência da planta.

Postagens relacionadas

Enquanto a cidade dormia, famílias, amigos e parentes vieram dos quatro cantos de Macapá – alguns carregando cadeiras, outros apenas o peso de suas dores – para buscar força, perdão e renovação na noite mais sagrada do Cristianismo.

Mourão leva presente a Braga Netto na prisão

Diretor da Abin presta depoimento à Polícia Federal por 5 horas