Por Matheus Gomes – Secretaria Municipal de Saúde
Entre os dias 8 e 10 de abril, a Prefeitura de Macapá esteve em atuação nas comunidades de Igarapé do Meio, Franco Grande e Arraiol, com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dra. Célia Trasel. A embarcação, que em 2025 já atendeu 9 localidades do Arquipélago do Bailique, alcançou a marca de 3.447 atendimentos na terceira viagem, resultando em 9.844 no ano.
Do total de atendimentos durante a terceira viagem, 1.716 foram relacionados aos serviços de enfermagem, como triagem, pré-natal, coleta de Papanicolau (PCCU), vacinação, aplicação de medicamentos e realização de testes rápidos. Consultas médicas, disponibilizadas para todas as faixas etárias e incluindo visitas domiciliares para pacientes acamados, somaram 264 atendimentos.


Além dos serviços de saúde comuns às UBSs da capital amapaense, o dispositivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contou com uma parceria entre a pasta e as Secretarias Municipais de Mobilização e Participação Popular (Semopp), que distribuiu 225 absorventes e 244 peças de roupas, e a Assistência Social (Semas), responsável pela entrega dos kits bebê para mães cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
A farmácia da embarcação, que disponibiliza todos os medicamentos fornecidos pela Semsa mediante solicitação médica ou indicação do profissional de enfermagem, recebeu 517 receitas, ocupando o segundo lugar entre os serviços mais procurados.
Por meio de encaminhamento, também é possível realizar a coleta de sangue para exames que são analisados na capital, Macapá. Os resultados são enviados à unidade de saúde mais próxima da comunidade onde o paciente reside. Esse serviço realizou a coleta de 183 amostras.
A embarcação conta com duas salas dedicadas aos atendimentos odontológicos, onde são realizados procedimentos como limpeza dental, aplicação de flúor e selantes dentários, além de restaurações, extrações e raspagens. Com duas equipes compostas por um dentista e um técnico em saúde bucal, foram realizados 208 atendimentos durante os 3 dias de viagem.


Essencial para garantir uma alimentação saudável e balanceada, além da elaboração de relatórios para os beneficiários do Bolsa Família, o atendimento nutricional da unidade realizou 57 consultas, envolvendo pesagem, medição e planejamento alimentar.
Além dos cuidados físicos, a UBS Fluvial também promove a saúde mental por meio da escuta psicológica, que somou 33 atendimentos.
A unidade realiza uma viagem por mês, com um dia de atendimento em cada comunidade assistida. O cronograma pode ser acessado no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura de Macapá.

