Por Mary Paes – Secretaria Municipal de Educação
A Prefeitura de Macapá realizou revitalização da Creche Municipal Eliana Martins Azevedo, localizada no residencial Macapaba, Zona Norte da cidade. Entre as obras feitas na unidade, estão a troca de todo o telhado e calhas e a reforma de salas e outros espaços que também receberam atenção.
A intervenção foi necessária para a melhoria do atendimento e segurança das crianças e profissionais da rede municipal de ensino, que retornaram para o início do ano letivo na creche, nesta segunda-feira (14). A unidade atende 575 crianças, de 1 a 5 anos de idade (Maternal, 1° e 2° períodos), nos turnos da manhã e tarde.
A recepção das crianças contou com brincadeiras e música, com a participação do artista Tio Samuca que trouxe alegria e animação aos pequenos, no primeiro dia de aula.
Para o secretário Madson Millor, da Secretaria de Educação de Macapá, a gestão se preocupa com o bem-estar e a segurança das crianças e da comunidade escolar.
“Foi necessário esperarmos um pouco mais para iniciar o atendimento nesta creche porque identificamos a necessidade de reforma da unidade. E sabemos que o processo para a execução da obra leva um certo tempo. Mas felizmente, conseguimos finalizar a revitalização em tempo recorde e os familiares das crianças já podem comemorar porque os filhos vão estar seguros e bem acolhidos neste espaço”, destacou Madson Millor.
A autônoma Regina Martins, mãe da Valentina, de 2 anos, estudante do maternal, explica que é a primeira vez da filha na escola.
“Desde que eu disse à Valentina que ela iria estudar aqui na creche, ela não para de falar nisso. Pensa numa ansiedade. E eu estou muito feliz por trazer minha filha para seu primeiro dia na creche”, ressaltou a mãe da menina.
De acordo com a gestora Paula Nascimento, algo importante a se destacar no atendimento da unidade, é o reforço alimentar que as crianças recebem.
“Aqui nós servimos 4 refeições para as crianças. Assim que elas chegam de manhã, tomam o café da manhã antes de entrarem para as salas, depois tem o lanche, que é praticamente, um almoço. À tarde funciona da mesma forma. As crianças sempre se alimentam antes do início das aulas, porque a gente entende que elas se desenvolvem melhor quando bem alimentadas”, enfatizou a gestora.