O mais novo morador do Bioparque da Amazônia é um peixe-boi chamado Bernardo. Resgatado na última segunda-feira (7), o filhote passou nesta quarta-feira (9) por exames veterinários para garantir que sua saúde está em dia. A partir de agora, permanecerá no local até ter condições de ser reintroduzido ao seu habitat natural.
A equipe do Hospital Veterinário Municipal foi até o Bioparque para realizar exames de sangue e um raio-x no animal. Segundo a veterinária Marina Macedo, responsável pelo atendimento, o procedimento foi necessário devido a uma dificuldade de locomoção apresentada por Bernardo.
“Notamos que ele tem dificuldade para nadar. Isso pode ter diversas causas, mas é importante descartar a possibilidade de fraturas, por isso o exame foi realizado”, explicou.
Bernardo tem aproximadamente 30 dias de vida, mede 95 cm e pesa 13 kg. Apesar da situação delicada, sua saúde é considerada estável, e ele está se adaptando bem ao novo ambiente.



O Hospital Veterinário é parceiro do Bioparque no cuidado com a fauna silvestre. Todos os animais sob a proteção da instituição recebem atendimento da unidade, que é especializada em espécies da região.
O biólogo Breno Nery, do Hospital Veterinário, comentou sobre a parceria. “Assim que o animal chegou ao Bioparque, fomos acionados para a realização dos exames. Trabalhamos juntos para garantir a saúde de todos os animais acolhidos”, destacou.



Como Bernardo ainda está em período de observação, recebe cuidados intensivos, com acompanhamento 24 horas. Sua alimentação é feita a cada três horas, com leite de soja e suplementação específica para garantir um desenvolvimento saudável.
Para o vice-diretor do Bioparque, Carlos Alvarenga, o filhote está recebendo os melhores cuidados possíveis. “Sabemos que o ideal seria que esses animais estivessem em seu habitat natural. Porém, quando isso não é possível, fazemos o máximo para que cresçam fortes e saudáveis até que possam voltar à natureza”, afirmou.


Relembre o caso
Bernardo foi resgatado pelo Batalhão Ambiental após ser encontrado encalhado por moradores da comunidade São Bernardo, no município de Afuá. O nome do animal é uma homenagem ao igarapé da região onde foi encontrado. Na ocasião, ele apresentava bom estado de saúde, com apenas um ferimento na boca e sinais leves de desidratação. Após o resgate, foi encaminhado ao Bioparque da Amazônia, onde permanecerá até ter condições de ser reintroduzido ao seu habitat natural.
Galeria de imagem | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM